AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Maju Coutinho se emociona ao relembrar momentos em que foi vítima de racismo

A jornalista falou sobre o assunto durante sua participação no 'Em Pauta' da GloboNews

Da Redação Publicado em 03/06/2020, às 21h39 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maju Coutinho abriu o jogo sobre o racismo que sofreu - Reprodução/ Globo
Maju Coutinho abriu o jogo sobre o racismo que sofreu - Reprodução/ Globo

Maria Júlia Coutinho, a Maju, foi uma das convidadas especiais do 'Em Pauta' desta quinta-feira (3), no GloboNews.

Na atração, que foi totalmente composta por profissionais negros, a jornalista desabafou sobre os momentos em que foi vítima de racismo ao longo de sua vida.

"O racismo é desde o nascimento, desde a infância. Eu tenho a lembrança desde pequena, desde criança, uma coleguinha ter perdido o estojo e ela decidiu que eu peguei", começou. 

Na sequência, ela falou de outras experiências: "Eu já era adulta, estava no litoral, meus pais tem uma casa em Guaraqueçaba. Eu passei na rua sozinha e tinha um grupo de jovens brancos do lado da casa dos meus pais e acho que eles não sabiam que a gente tinha uma casa lá. E começaram brincadeiras, barulhos de macaco. Eu voltei revoltada pra casa dos meus pais, chorei, comentei, fiquei brava... Mas eu voltei e estraguei a festa. Disse que não poderia acontecer, que era racista. Eles ficaram assustados", relatou.

A âncora do 'Jornal Hoje' ainda contou que quando atuava como repórter, também enfrentou situações desagradáveis. "Muitas vezes você precisa ficar de microfone em punho para provar que é repórter mesmo", ela disse.

Maju relatou que não só ela, mas o marido também passou por coisas semelhantes: "Outra experiência que eu tive é que eu viajei com meu marido, negro, e ele saiu para passear a noite e eu não pude ir. Ele voltou radiante falando que pela primeira vez ele se sentiu livre por passar perto de senhoras e mulheres brancas  e não sentir um olhar de repulsa e de medo".

"Essa experiência é das mortes, quantos parentes eu perdi mais cedo. O racismo mata, nos fere. Das violências diárias que a gente tem que olhar e enfrentar. E esse enfrentar é um gasto de energia muito para não sucumbir e manter a cabeça erguida", concluiu, emocionada.

Além de Maju, participaram do 'Em Pauta' as jornalistas Zileide Silva, Flávia Oliveira, Lilian Ribeiro e Aline Midlej. Heraldo Pereira foi quem comandou a atração.