AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / MATERNIDADE

Mavie: é correto incentivar um bebê de três meses a engatinhar?

Filha de Bruna Biancardi com Neymar Jr., Mavie viralizou ao parecer estar 'engatinhando' em vídeo

Da Redação Publicado em 09/01/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mavie com Bruna Biancardi - Foto: Reprodução/Instagram
Mavie com Bruna Biancardi - Foto: Reprodução/Instagram

A recente exposição nas redes sociais de um vídeo onde a filha da influenciadora Bruna Biancardi, com o jogador Neymar Jr, aparentemente engatinha aos três meses de idade, tem levantado questionamentos sobre os limites do estímulo motor em bebês tão jovens.

A fisioterapeuta especialista em neuropediatria Ana Luiza Soares alerta para os potenciais riscos associados a estímulos precoces e enfatiza a importância de respeitar os marcos de desenvolvimento natural do bebê.

Segundo a especialista, bebês de três meses ainda estão em uma fase inicial do desenvolvimento motor. Nessa idade, os músculos e ossos estão se fortalecendo gradualmente para ganhar o controle cervical, que deve estar completo no final do primeiro trimestre.

Os movimentos ainda são considerados reflexos, ou seja, conforme a criança encontra um apoio ela o faz. No entanto, Ana destaca que incentivar atividades prematuras, como o engatinhar, pode colocar pressão excessiva nas articulações e músculos aumentando o risco de impactar de forma negativa o desenvolvimento do bebê.

A profissional aconselha prudência e destaca que ao invés do estímulo para engatinhar, o correto é incentivar o "tummy time" (tempo de barriga para baixo) como uma maneira segura e eficaz para o desenvolvimento motor. O "tummy time" fortalece os músculos do pescoço e das costas, preparando o bebê para os estágios seguintes do desenvolvimento, como rolar e engatinhar, quando apropriado.

COMO FAZER

  • Disponha brinquedos à frente do bebê para estimular o levantamento da cabeça e a posição de esfinge;
  • Distribua objetos nas laterais do bebê de forma uniforme, sem exageros. Essa atividade ajuda o bebê a pivotar, uma vez que ele tiver apoio;
  • Nesta fase, o neném deve estar apoiando o corpinho com  o antebraço no chão, subindo a cabeça a 90 graus. Para ajudar, os pais ou responsáveis podem apoiar as mãos no bumbum para dar mais estabilidade e incentivar o movimento esperado para a idade.

Ainda, de acordo com Ana, utilizar almofadas e travesseiros como apoio para o tronco, exige cautela e deve ser feito esporadicamente sempre com orientação profissional, apenas para facilitar o levantamento do peito e dos braços do bebê.

É crucial lembrar que cada bebê é único, e o desenvolvimento ocorre em seu próprio ritmo. Por isso a importância do acompanhamento de um fisioterapeuta especializado em desenvolvimento infantil que poderá garantir que as atividades de estímulo estejam alinhadas com as necessidades individuais de cada criança, garantindo um crescimento saudável em um ambiente seguro”, ressalta Ana.