AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Morre idosa que teria inspirado o filme 'Viva - A Vida é Uma Festa'

María Salud Ramírez Caballero tinha 109 anos e faleceu no último domingo (16)

Da redação Publicado em 17/10/2022, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
María teria inspirado o personagem Mamá Coco - YouTube/Divulgação Pixar
María teria inspirado o personagem Mamá Coco - YouTube/Divulgação Pixar

Morreu María Salud Ramírez Caballero, aos 109 anos, no último domingo (16), em Santa Fe de la Laguna, cidade famosa pela tradição da celebração do Dia dos Mortos. A idosa teria inspirado o filme 'Vida - A Vida é Uma Festa', animação da Pixar que ganhou um Oscar em 2017.

A mulher costumava ser comparada com o personagem Mamá Coco, avó da família representada no desenho, por causa das semelhanças físicas marcantes.

A morte da idosa foi comunicada pela autoridades mexicanas e repercutida pela AFP. Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán, lamentou o falecimento, celebrando a trajetória de María.

"Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, 'Mamá Coco', mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo", disse.

NÃO HOUVE INSPIRAÇÃO

Ainda que os traços de María fossem muito parecidos com os de Mamá Coco, o diretor Lee Unkrich negou que a senhora tenha sido a inspiração para o desenho.

"Esta não é uma história verdadeira. A personagem de Mamá Coco não foi baseada em nenhuma pessoa real que conhecemos em nossas viagens. Ela surgiu unicamente da nossa imaginação", escreveu Lee no Twitter, em 2018.