AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Oscar 2020: Veja quais são os concorrentes de 'Democracia em Vertigem'

Veja quais são os concorrentes do documentário brasileiro no Oscar 2020

Marcela Del Nero Publicado em 09/02/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Democracia em Vertigem, For Sama, American Factory e Honeyland estão entre os indicados - Netflix/PBS Distribution/Republic Film Distribution/Participant/Neon/Dogwoof
Democracia em Vertigem, For Sama, American Factory e Honeyland estão entre os indicados - Netflix/PBS Distribution/Republic Film Distribution/Participant/Neon/Dogwoof

Pela primeira vez na história, um longa-metragem totalmente brasileiro foi indicado a categoria de Melhor Documentário do Oscar. A premiação, que promete reconhecer os principais destaques no cinema, acontece neste domingo (9).

Democracia em Vertigem’ conquistou um lugar na 92ª edição do espetáculo ao apresentar o processo do impeachment de Dilma Rousseff. O filme, dirigido por Petra Costa, está no catálogo da Netflix desde junho de 2019.

Antes da obra, apenas coproduções de artistas brasileiros com profissionais de outros países foram nomeadas. Foram elas:Raoni, de Luis Carlos Saldanha, em 1979; Lixo Extraordinário, em 2011; e O Sal da Terra, em 2015.

Se Petra vencer, a cineasta será a primeira diretora latino-americana a ganhar a estatueta.

Conheça os concorrentes do título brasileiro na corrida pelo prêmio.

Quem será que vai ganhar?

AMERICAN FACTORY
american

A história acontece na cidade de Ohio, nos Estados Unidos, durante um importante momento pós-industrial. Um chinês bilionário se apropria de um terreno abandonado da General Motors para criar sua própria empresa. Com mais de dois mil funcionários, a chegada das construções mudam o cenário da cidade. O documentário está disponível na plataforma de streaming Netflix.

THE CAVE
the cave

A região no leste de Ghouta, na Síria, está sendo bombardeada por aviões russos e cerca de 400 mil habitantes locais buscam refúgio em uma rede de túneis. Ao chegar no local, encontram um hospital para onde são levadas as vítimas dos ataques. A líder da equipe, Amani, dá atenção especial às crianças que foram atingidas. 

FOR SAMA
for sama

O documentário apresenta a história da cineasta síria, Waad al-Kateab, que registrou ao longo de cinco anos como foi sua vida em Aleppo, cidade que foi tomada por rebeldes durante a rebelião. Enquanto mostra a violência ao seu redor, ela se apaixona, casa e tem uma filha. 

HONEYLAND 
honey

Hatidze é uma caçadora de abelhas da Europa, que segue firme a regra de pegar apenas metade do mel e deixar o resto para os insetos. No entanto, novos apicultores chegam e não fazem questão de respeitar este princípio, desequilibrando o ecossistema. O longa retrata uma tentativa da profissional de convencê-los sobre os ideais para a sobrevivência das abelhas.