AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria
Receitas AnaMaria / Vem dinheiro

Boa sorte e fartura para este ano? Faça um belo prato de lentilha

Ela pode ser preparada de várias maneiras e consumida quente ou fria

Da Redação Publicado em 30/12/2018, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Receita especial de Mjadara - Divulgação
Receita especial de Mjadara - Divulgação

Com um formato achatado, parecido com o das moedas, a lentilha é uma das estrelas das mesas nas ceias de Réveillon. Tudo porque muitas pessoas acreditam que comer essa delícia na passagem do ano traz boa sorte financeira, fartura, prosperidade, renovação. 

A tradição surgiu na Itália e foi adotada por vários países da América do Sul, como o Brasil, que receberam imigrantes italianos. A lentilha pode ser preparada de várias maneiras, sendo consumida quente ou fria.

AnaMaria conversou com os culinaristas da Hikari Alimentos e traz uma receita especial, para dar mais sabor e boa sorte para as ceias, a Mjadara. Anote os ingredientes!

  • 1 xícara (chá) de lentilha;
  • 100g de manteiga, margarina ou azeite;
  • 500g de cebola fatiada em meia lua;
  • 2 colheres (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) cebola desidratada;
  • 1 colher (sopa) de alho desidratado;
  • 1 xícara (chá) de arroz.

Deixe a lentilha de molho por meia hora em água morna. Enquanto isso em uma panela utilize parte da manteiga ou azeite para dourar as cebolas até elas caramelizarem e ficarem douradas, em seguida reserve em um recipiente.

Em outra panela cozinhe a lentilha até amaciar levemente, em seguida reserve com a água utilizada para o cozimento. Na mesma panela usada para fritar as cebolas, acrescente o restante da manteiga ou azeite para fritar o arroz com o alho desidratado e a cebola desidratada.

Junte a lentilha cozida ainda com água do cozimento, acrescente o sal a gosto e deixe cozinhar até ficar al dente, Para finalizar cubra com as cebolas caramelizadas. Sirva ainda quente.

{# Taboola Newsroom #}