AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Na cozinha com a vovó Palmirinha

A culinarista mais querida do Brasil revela os segredos que garantem o sucesso de qualquer prato. De quebra, ensina duas das suas receitas favoritas!

Karla Precioso Publicado em 08/01/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

1000 - shutterstock
1000 - shutterstock
Aos 84 anos (23 deles dedicados à TV), Palmirinha Onofre segue esbanjando, como nunca, simpatia e conhecimento culinário! 
Com jeito meigo de vovó do interior, doce como as sobremesas que prepara, é craque em ensinar receitas tão fáceis quanto saborosas – tudo o que a gente quer, né? 
Ficou com água na boca? Nós também! Por isso, selecionamos do novo livro dela – 100 Receitas para Festinhas (Ed. Alaúde, 
R$ 39,90) – a receita de dois de seus mais famosos quitutes. Ah, de quebra, desvendamos alguns truques que só Palmirinha tem e que vão ajudá-la a fazer bonito na cozinha. Aproveite!

Truques da mestre-cuca

Cometer erros na cozinha pode acontecer com qualquer uma de nós. Por isso, não se desespere se o arroz queimou ou o molho empelotou. Saiba o que fazer para o almoço da família ser um baita sucesso! 

Arroz queimado 
Ponha a panela ainda quente dentro de um recipiente com água fria – ou sobre uma toalha molhada. Após uns minutos, o cheiro de queimado some. Em seguida, tire o arroz sem raspar o fundo. Coloque fatias de pão de forma por cima e tampe por alguns minutos. O gosto de queimado desaparecerá.

Carne dura
Para amaciar o picadinho, coloque 1 colher (café) de fermento em pó, mexa bem e refogue por mais alguns minutos. Outra opção é acrescentar o suco de uma laranja. 

Ficou picante
Se o problema é o excesso de pimenta, misture uma colher (café) de açúcar. O doce ameniza o ardido do condimento. 

Feijão ralo
Misture 1 colher (sopa) de amido de milho e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó dissolvidos em um pouco de água fria. Deixe apurar por cerca de 4 minutos.

Feijão queimado
Em uma panela limpa, coloque o feijão (sem raspar o fundo queimado), água fria e uma cebola inteira. Leve ao fogo até ferver. Na hora de servir, retire a cebola. 

Molho branco empelotado
Bata-o no liquidificador e leve de volta ao fogo médio, mexendo sempre. 

Molho salgado
Se o molho salgou, acrescente uma batata ou uma cenoura cortada ao meio. Depois, é só deixar cozinhar por uns cinco minutos. O legume irá absorver o excesso de tempero.

Purê molenga
Acrescente 2 colheres (sopa) de leite em pó. Ele ficará mais consistente, porém macio. 


Segredinhos de sucesso

❱ A batata frita não vai encharcar se você colocá-la de molho com 2 litros de água e ½ xícara (chá) de álcool de cereais, por dez minutos. Enxágue, seque e frite em óleo quente.

❱ A polenta frita fica crocante se passada no fubá antes de ser posta no óleo quente. Tiro e queda!

❱ Desenforme o pudim sem quebrar, retirando-o da forma ainda morno. 

❱ Seu bolo sairá da forma sem grandes dramas se você colocá-la por alguns segundos sobre o fogo baixo. Ele solta na hora.

❱ Essa dica é para quem reclama da cor pálida dos legumes depois de cozidos: espere a água ferver, acrescente 1 colher (chá) de açúcar e só depois mergulhe os legumes. A couve-flor vai ficar clarinha e a cor dos brócolis, da cenoura e da vagem continuarão vivas.

❱ Garanta uma carne de panela dourada, acrescentando uma colher (sobremesa) de açúcar mascavo ao óleo, azeite ou manteiga usados na hora de refogá-la. 

❱ O assado vai ficar mais suculento se, no lugar de vinagre ou limão, você temperar o frango ou o lombo com suco de laranja ou de abacaxi. 


Trufa de paçoca 
Rende: 40 unidades

Ingredientes
  • 500 g de chocolate branco para cobertura picado
  • ½ lata de creme de leite sem soro
  • 6 paçocas de rolha esmigalhadas
  • Açúcar de confeiteiro para enrolarCobertura
  • 500 g de chocolate ao leite para cobertura picado
  • Amendoim picado para polvilhar

Modo de preparo: Ponha o chocolate branco e o creme de leite em um refratário e leve para derreter em banho-maria, tomando cuidado para que o fundo do refratário não encoste na água fervente. Tire do fogo e junte a paçoca, mexendo até a pasta ficar homogênea. Deixe esfriar, tampe e deixe na geladeira por 12 horas. Modele bolinhas do tamanho desejado e passe no açúcar. Leve as trufas de volta à geladeira e deixe por mais 4 horas. Cobertura: repita o procedimento de banho-maria para derreter o chocolate ao leite. Espere esfriar um pouco antes de utilizar. Use um garfo para banhar as trufas no chocolate derretido. Coloque-as sobre papel-manteiga ou papel-alumínio para secar em temperatura ambiente. Quando estiverem quase secas, polvilhe com um pouco de amendoim picado. Conserve fora da geladeira, em local fresco e arejado.


Torta de frango com requeijão
Rende: 10 porções

Ingredientes
Massa
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente
  • 1 ovo 
  • Sal a gosto

Recheio
  • 1 peito de frango grande desossado
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates picados sem pele e sem e sementes
  • 1 lata de milho verde escorrido
  • ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
  • 200 g de requeijão cremoso
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo (opcional)
  • 1 gema para pincelar

Modo de preparo 
Recheio: cozinhe o peito de frango com o caldo de galinha. Escorra, deixe esfriar e desfie. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o tomate. Junte o frango, o milho, o cheiro-verde, a azeitona, o requeijão e o sal. Misture até agregar todos os ingredientes. Se desejar um recheio mais consistente, acrescente a farinha de trigo. Deixe esfriar. 
Massa: em um recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), a margarina, o ovo e o sal. Misture com as mãos até a massa não grudar nos dedos (se necessário, acrescente a farinha reservada). Depois, sove a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar homogênea. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa também sobre uma superfície enfarinhada e divida-a em duas partes. Abra uma das partes com o rolo e coloque-a numa forma redonda de aro removível, untada e enfarinhada. Acrescente o recheio. Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele a superfície com a gema e leve ao forno, preaquecido a 180 °C, por cerca 
de 30 minutos.


{# Taboola Newsroom #}