Perigo: patinho de borracha é refúgio de bactérias. Veja imagem

Pesquisa inédita mostra que o adorável bichinho, companheiro dos banhos, pode ter até micróbios mortais

AnaMaria Digital

Jato de água lançado pelo brinquedos de banho pode prejudicar a saúde do bebê, dizem cientistas | <i>Crédito: Shutterstock
Jato de água lançado pelo brinquedos de banho pode prejudicar a saúde do bebê, dizem cientistas | Crédito: Shutterstock

Um dos brinquedos para bebês mais vendidos há décadas, além de simpático e divertido, pode ser também uma bomba de bactérias perigosas. Dentro dos patinhos de borracha, segundo estudo realizado por cientistas suíços e americanos, existem inúmeros micróbios e, quando a criança aperta o brinquedo, o jato é lançado cheio de "bactérias potencialmente patogênicas". Entre elas, estão a Legionella e Pseudomonas aeruginosa dois micro-organismos frequentemente associados a infecções hospitalares, conforme explica o artigo publicado na revista científica Biofilms and Microbiomes.
 
De acordo com os pesquisadores, embora certas quantidades de bactérias possam ajudar a fortalecer o sistema imunológico das crianças, elas também podem levar a infecções nos olhos, ouvidos e intestinos. Ao todo, foram encontradas em quatro a cada cinco patinhos estudados cerca de 75 milhões de células por centímetro quadrado do interior do brinquedo e uma extensa variedade de bactérias e fungos. Veja a imagem de um dos patinhos de borracha que foi aberto e analisado:

04/04/2018 - 14:47

Conecte-se

Revista Ana Maria