Atente-se aos cuidados com os pets! - Pixabay
Saúde

Cães precisam mesmo tomar banhos frequentes?

“Se você se incomoda em não dar banho no animal, dê um intervalo de um mês entre um banho e outro no seu cãozinho”

MARCELA BARBIERI BORO Publicado em 18/07/2021, às 14h30

Infelizmente, a grande maioria dos tutores deposita nos cães uma necessidade humana e pessoal: a de tomar banho. A verdade mesmo é que os cães não precisam tomar banho, a não ser aqueles que estejam passando por algum tratamento específico de pele. O banho frequente remove a barreira de proteção natural da pele e pode trazer diversas dermatopatias ao animal. 

O que acontece é que os humanos se esquecem da natureza do animal. Um cão de vida livre não tomaria banho toda semana ou todo mês. Como nós domesticamos a espécie e trouxemos eles para uma convivência cada vez mais próxima, o pet não só passou a habitar dentro de casa como também passou a subir no sofá, cama... Por isso, o tutor passou a enxergar o banho como prioridade no manejo. 

Dentre os argumentos mais falados, estão o cheiro ruim e o acúmulo de sujeira das patas e partes íntimas. Com relação ao cheiro, isso é bem relativo. Um cão não é para ter aroma perfume. Ele precisa ter cheiro de cão! E o cheiro de um cão com pele saudável não é fedido, apenas não é perfumado como o tutor gostaria. 

Com banhos frequentes e a predisposição a problemas de pele, o animal pode começar a exalar odor ruim, sim, e uma coisa vai levando à outra, até atingir esse ciclo que faz bastante mal para ele. 

Sobre a limpeza das patinhas e partes íntimas, é possível realizar sem precisar submeter o animal ao banho. Lenços umedecidos hipoalergênicos próprios para a espécie e sem cheiros podem ser usados. Com relação aos cães de raças peludas, a escovação diária ajuda a manter a pelagem limpa - também pode ser feito um manejo com tosa higiênica nas patas e partes íntimas pra postergar o máximo possível o banho. 

Quando o banho estaria indicado? 
Quando o cão estiver realmente sujo por ter rolado na lama, fezes, tinta... Caso contrário, não existe real necessidade. Se mesmo assim, você ainda sente-se incomodada em não dar banho no animal, sugiro que, pelo menos, dê um intervalo de um mês entre um banho e outro no seu cãozinho.  

Bem-estar e Saúde cachorro cão Banho

Leia também

Depressão e compulsão alimentar: Ingrid Ohara explica impacto da saúde mental em efeito sanfona


O que é câncer inguinal? Anderson do Molejo morreu da doença


Como é o funeral de um membro da realeza? Estado de saúde de Rei Charles piora e protocolo real é atualizado


O que é Aero Jazz? Conheça prática física que ajuda Helô Pinheiro a exibir boa forma aos 80 anos


No pós-parto, Gabi Luthai desabafa sobre disquesia do lactente; saiba o que é


Desconforto, inchaço e dores: saiba o que é lipedema, doença que afeta Yasmin Brunet