Após veto na distribuição de absorventes, Bolsonaro volta atrás - Instagram/@jairmessiasbolsonaro e Unsplash
Projeto de lei

Após vetar distribuição de absorventes, Bolsonaro volta atrás e ‘busca’ viabilizar medida

Projeto de lei previa a distribuição do item para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Da Redação Publicado em 09/10/2021, às 11h47 - Atualizado às 11h47

Após vetar a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) voltou atrás, na noite da última sexta-feira (8), e afirmou que irá estudar maneiras de viabilizar a proposta. 
 
Em uma sequência de postagens no Twitter, a Secretaria de Comunicação (Secom) listou os argumentos usados pelo presidente para justificar o veto, alegando que o projeto não possuía uma fonte de recursos "apropriada". 
 
Contudo, após a repercussão negativa na internet, a secretaria afirmou que, agora, o governo está estudando maneiras de “viabilizar a aplicação da medida”. 
 
"Apesar dos vetos, o Governo Federal irá trabalhar para viabilizar a aplicação dessa medida, respeitando as leis que envolvem o tema, para atender de forma adequada às necessidades dessa população", escreveu a Secom na rede social.
 
PROJETO DE LEI

Na última quinta-feira (7), Jair Bolsonaro vetou o projeto que visava distribuir absorventes femininos gratuitamente para mulheres em situação de rua e estudantes de baixa renda. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, sob o argumento de que não foi estabelecida fonte de custeio. 

O chefe do executivo chegou a sancionar o projeto com o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. No entanto, o artigo 1º foi vetado. Nele, constava a distribuição gratuita de absorventes femininos, que beneficiaria estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas, mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social, presidiárias e mulheres internadas para cumprir medida socioeducativa.

Vale lembrar que a pobreza menstrual, ou seja, a falta de acesso a recursos e infraestrutura para que mulheres e meninas tenham capacidade de cuidar da sua menstruação, é algo ainda muito presente no Brasil, acometendo, em média, 6 milhões de mulheres brasileiras. 
 

Últimas Notícias Jair Bolsonaro Veto pobreza menstrual projeto de lei absorventes

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos