AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Metade do Brasil está doente? Como lidar como os problemas causados pelo outono

Conhece várias pessoas com problemas respiratórios? Tudo culpa do outono

Redação Publicado em 31/05/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja dicas para melhorar a sua saúde durante o outono. - Isabella Fisher/Unsplash
Veja dicas para melhorar a sua saúde durante o outono. - Isabella Fisher/Unsplash

Olá, pessoal! E, pela primeira vez neste ano, a clima de outono realmente chegou. Com isso, dá-lhe ar mais seco, friozinho e várias pessoas com doença respiratória. Inclusive, recebi um “meme” que dizia “metade do Brasil está com gripe e a outra metade está com rinite e sinusite”!

Aproveitando este gancho, escrevo um pouco sobre esta fase que estamos passando, quando parece que todos estão ficando doentes. E não é só impressão, viu!  Durante o outono, o ar mais frio e seco favorece a disseminação de doenças respiratórias, especialmente os vírus.

Alguns deles são bem conhecidos, como influenza, que causa a gripe, e o vírus sincicial respiratório, que causa a bronquiolite. Isso apenas para citar alguns mais conhecidos, pois a gama de agentes virais é grande, sendo o novo coronavírus um deles.

JUNTINHOS

Por conta do frio, escolhemos ambientes mais fechados, gerando aglomeração e ajudando na transmissão dos vírus. Vou dar um exemplo do nosso dia a dia: as escolas. Já perceberam que as crianças sofrem mais nesta época? E que é na escola que elas pegam as doenças? Isto também não é impressão.

Mas aviso que a culpa não é da escola, viu! Isso porque as crianças têm mais facilidade em ter doenças respiratórias devido ao amadurecimento do sistema imunológico (o mecanismo de defesa do nosso corpo), e o contato com as demais crianças facilita pegar algum vírus. Muitas vezes basta uma criança com tosse na sala de aula e pronto! Todos doentes, inclusive as professoras.

E AS RINITES? TAMBÉM AUMENTAM NESTA ÉPOCA?

Sim, de novo! A culpa é, novamente, das condições climáticas, que concentram mais poluentes no ar por conta do ar seco. Nesta época ainda usamos mais ar condicionado para manter a temperatura aquecida. Essa combinação de poluição, ar seco e variação de temperatura é gatilho para muita crise de rinite. Ela costuma dar seu sinal com nariz entupido, coriza, espirros e coceira. Se não tratar, vira uma infecção chamada de sinusite.

ESTAMOS MAIS DOENTES DEPOIS DA PANDEMIA? 

A resposta é sim! A impressão geral é o período de afastamento da pandemia, associado às mudanças de hábito de vida ajudaram. A baixa adesão vacinal a vacina da gripe e reforços vacinais do calendário vacinal tiverem papel importante também.

E DÁ PARA EVITAR?

Nem sempre! Mas há algumas coisas que ajudam. Anote aí!

  1. Lavagem nasal com soro: lavar o nariz ao menos duas vezes ao dia ajuda na prevenção de 40% dos episódios de gripes e resfriados;
  2. Própolis: tem ação antiviral e pode ser usado para dor de garganta;
  3. Beba água: manter boa hidratação do corpo auxilia o funcionamento do sistema respiratório;
  4. Vitaminas: não há evidência específicas que suplementação de vitaminas tenha impacto nas doenças respiratórias. A sugestão é manter uma boa alimentação e manter o aporte vitamínico por meio de frutas e legumes;
  5. Não esqueça da vacina da gripe: A melhor prevenção é o melhor remédio.

*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na Revista AnaMaria, trará quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves.