AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Lealdade de seguidores não está impedindo linchamento de Rafa Kalimann

Celebridades digitais possuem dinheiro e fama, mas avançam em direção à tradição televisiva, porém, até agora sem grandes sucessos

Jéssica (Rafa Kalimann) - Angélica Goudinho/ TV Globo
Jéssica (Rafa Kalimann) - Angélica Goudinho/ TV Globo

Recentemente, uma pesquisa realizada pela empresa de conteúdo digital “Infuency.me”, que ouviu 300 influenciadores, mostrou que 70% deles preferem o Instagram como principal rede para criar conteúdo. 

Mesmo assim, a plataforma de Mark Zuckerberg ficou em terceiro lugar, neste mesmo levantamento, quando o assunto é ganhar dinheiro, já que somente 24% dos entrevistados disseram que essa é a melhor rede para se ter retorno financeiro. O TikTok ficou em segundo lugar em relação à rentabilidade, com 27%, e o Youtube, que tem um formato de conteúdo mais próximo ao da televisão, em primeiro, com 28%. 

Ou seja, ao que parece, dinheiro não é tudo para esta galera!

Mas, conversei com um especialista neste mercado para tentar ententer o cenário.  Segundo Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation, o Instagram criou um ambiente no qual os influenciadores podem construir e manter relacionamentos sólidos com seu público-alvo.  "Os seguidores do Instagram são de alguma forma mais fiéis ao criador do que a plataforma em si. Tal lealdade não se repete no TikTok, por exemplo, devido à forma como o algoritmo funciona", afirmou.

Talvez seja esta "lealdade"  que explique o fato de a TV tentar levar os influenciadores para alavancar a audiência de seus programas, como aconteceu com Virgínia Fonseca no SBT, e com a troca de jornalistas veteranos na transmissão do carnaval da Globo deste ano.  

As duas escolhas, como já sabemos, parecem não ter agradado ao público, tanto que a emissora de Sílvio Santos passa por uma crise de audiência e a Globo voltou atrás e até já escalou novamente os jornalistas experientes para o carnaval de 2025. Ou seja, cada um no seu quadrado, por enquanto. 

Além disso, até que as coisas fiquem mais claras e este cenário se estabilize – se é que isto vai acontecer – muita gente ainda vai errar feio, a exemplo de Rafa Kalimann. Ela tem dinheiro, milhões de seguidores nas redes sociais e segue em busca de um lugar para chamar de seu na TV brasileira, mesmo que isso signifique gastar sua própria imagem diante do público. E para quê, né? 

Afinal, ela precisava de um papel tão grande em “Família é Tudo”, da Globo? Sinceramente, eu acho que não e, infelizmente, a lealdade de seus milhões de seguidores não está impedindo que ela seja massacrada, o que é cruel, mas inevitável devido à tamanha exposição.