AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelo piorou após covid-19? Entenda essas disfunções no couro cabeludo

Covid-19 pode trazer muito mais do que apenas problemas respiratórios; cabelo é um dos afetados

*Bruna Nunes, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 22/03/2023, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Problemas no cabelo pode ser uma das questões pós-covid-19. - Matheus Ferreiro/Unsplash
Problemas no cabelo pode ser uma das questões pós-covid-19. - Matheus Ferreiro/Unsplash

Oi, amores, tudo bom? Para a coluna de hoje, trouxe algumas informações bem importante dessa época de pós-COVID. Apesar da doença não parecer tão assustadora quanto já foi um dia, a covid-19 deixa muitos sintomas que precisamos ficar atentos e cuidar até hoje.

Costumo receber diversas clientes no salão com inúmeras disfunções no couro cabeludo. Algumas delas já tinham essas disfunções, mas sentiram que foram intensificadas após a covid. Já outras mulheres nunca haviam tido nada, mas hoje sofrem com problemas nos fios.

Existem muitos estudos em andamento sobre isso, mas o que se sabe hoje é que a covid-19 causa uma inflamação intensa em nosso corpo, que influencia várias regiões, inclusive o couro cabeludo. E não estamos falando apenas do Eflúvio teólogo, que foi bastante temido por aí por um bom tempo. Atualmente, muitas pessoas estão com dermatite seborreica, psoríase e alopecias… todas as disfunções que vieram nesse pós-covid.

Quando falamos nelas, certamente é preciso procurar médica para um diagnóstico adequado. No entanto, você sabia que o terapeuta capilar te ajuda com protocolos que podem trazer, além de alívio, uma melhora muito grande de tudo isso?

Muitas vezes, o cabeleireiro/terapeuta é o primeiro a observar que existe algo diferente. Isso porque, atualmente, o cuidado não se resume apenas a deixar os nossos fios lindos. Devemos pensar que, para ter um cabelo bonito, ter um couro cabeludo saudável é de extrema importância.

COMO FUNCIONA?

Existem diversos protocolos, voltado a terapia capilar, que desenvolvemos dentro do salão. Eles estão sempre enquadrados dentro de três pilares: Detox, Acalmia e Estímulo. O Detox, em sua grande maioria, pode ser feito em qualquer cliente que queira cuidar da saúde do couro cabeludo, mas sem necessariamente ter alguma disfunção.

Para esse tratamento, usamos desde argiloterapia até cosméticos com a finalidade citada. Um Detox pode ser feito utilizando argila verde + água termal, por exemplo, ajudando a promover uma super desobstrução desse folículo.

O segundo protocolo, Acalmia, é voltado para acalmar o couro cabeludo. Costuma ser muito utilizado para disfunções relacionadas a algum tipo de inflamação. Até porque, antes de fazer qualquer outro protocolo, precisamos desinflamar para não piorar o quadro. Para realizar a Acalmia, podemos utilizar óleo vegetal de semente de uva + óleo essencial de lavanda francesa para promover um alívio dessa inflamação.

Já os protocolos de estímulo são voltados para quem quer estimular o crescimento, melhorando a qualidade do fio, além de ajudar quem sofre, ou sofreu, com eflúvio ou alopecias, por exemplo. O protocolo de estímulo pode ser feito com cosméticos que tenham propriedades estimulantes, lasers e também óleos essenciais.

Se você notou que algo não está tão bem quanto antes, converse com seu profissional, e fale do seu incômodo em relação a isso. Ele certamente vai te guiar pelo melhor caminho.

*BRUNA NUNES é hairstylist e terapeuta capilar apaixonada por moda. Recebe suas clientes no Jacques Janine (Unidade Jardins) e aqui na AnaMaria vai dar dicas de cuidados, cor, corte e penteados. Instagram: @brunanunesoficial