AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Entrevista

Com quase 3 milhões, influenciadora Patrícia Ramos inspira autoaceitação às seguidoras

Patrícia Ramos é a representação de força, determinação e beleza da mulher brasileira

Karla Precioso Publicado em 20/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Influenciadora compartilha mensagens de motivação e incentivo nas redes sociais - Instagram/@patriciaramos
Influenciadora compartilha mensagens de motivação e incentivo nas redes sociais - Instagram/@patriciaramos

Com apenas 20 anos, Patrícia Ramos já faz a diferença na vida de milhares de admiradoras (são 2,9 milhões de seguidores nas redes sociais), que diariamente recebem dose extra de autoestima com seus vídeos, fotos e mensagens. Uma jovem que conquistou a internet e se tornou referência na causa feminina. O bordão ‘para com isso’ é sua marca registrada.

Natural de Duque de Caxias (RJ), ela teve uma infância simples, mas seus pais sempre se esforçaram para lhe dar o mais importante: educação. Mesmo com pouca renda, economizavam dinheiro para que os filhos estudassem em colégios particulares. Patrícia era uma das poucas negras na escola. Enfrentou o bullying e chorava por não entender o motivo de ser discriminada no ambiente escolar.

A baixa autoestima se fez presente, mas, em certo momento, a criadora de conteúdo viu que o problema não estava nela, e sim nas pessoas que a julgavam. Daí veio sua força! Começou a se maquiar para ir à escola e, aos poucos, foi elevando a autoestima. Chegou o dia em que percebeu que não era normal depender de maquiagem para se sentir bem. Aos 17 anos, entendeu que a aceitação dependia somente dela e que o autocuidado é primordial para que as mulheres entendam seu real valor.

A seguir, confira a entrevista completa à revista AnaMaria!

De onde vem o empoderamento feminino da sua fala?
Ele provém de todas as situações ruins que eu passei por ausência dele. Por muitos anos, eu sofri com a baixa autoestima e, hoje, todo o empoderamento que eu possuo veio dessas situações que me provocaram a necessidade de buscá-lo.

Você também fala muito sobre autoestima. Como busca incentivar esse processo de aceitação nas suas seguidoras?
Aceitação não é a palavra que eu uso para “especificar” a autoestima, e sim, o autocuidado. Você precisa se amar, se cuidar, estar bem consigo mesma para VOCÊ! Isso é autoestima. Meu propósito hoje é que as mulheres entendam seu próprio valor.

Como você sente que impacta na vida de seus seguidores?
Me sinto extremamente honrada quando recebo mensagens, relatos de pessoas alegando que mudaram muitas coisas em suas vidas desde o momento que começaram a me assistir. Fico extremamente feliz, pois eu ainda tenho muito o que aprender, e existem inúmeras pessoas que me enxergam como uma referência. É gratificante.

Você tem a Collection By Paty, que cresceu muito no último ano. Qual o segredo do sucesso?
Não existe segredo, não existe uma fórmula ou uma receita para o sucesso de um negócio, tudo é resultado de muito trabalho. Iniciei a loja dentro do meu quarto. Eu era a modelo, eu ia para o Brás [em São Paulo] para selecionar e comprar as roupas, ligava para os fornecedores, montava as embalagens... Eu mesma era a entregadora, a contadora, a atendente. Emagreci 5 kg em uma semana, pois só fazia duas refeições por dia por conta do grande fluxo da loja. Não existe segredo, existe trabalho, dedicação. Tudo o que você planta, você colhe.

E as críticas que recebe em suas redes sociais, como lida com elas?
Entendi que as críticas só revelam o quão relevante você é. Normalmente, as pessoas não perdem tempo criticando quem não é relevante. Enfim, isso não diz respeito a mim, e sim à pessoa que está me criticando, me atacando, apontando o dedo. A gente só dá aquilo que tem. E eu sigo cumprindo meu papel e, principalmente, o meu propósito. É isso o que realmente importa.

PARA INSPIRAR… E MOTIVAR

Autocuidado
“O autocuidado deve ser algo que você faz pra você mesma. Jamais deve ser algo baseado em receber elogios ou para que os outros reparem. Muitas mulheres sofrem com autoestima baixa por serem dependentes do reconhecimento alheio. Não tem nada melhor do que se satisfazer com a sua própria opinião a seu respeito”.

Motivação
“Tudo na vida depende de você, que decide inclusive se essa simples frase será motivacional ou não. Todos nós somos fortes, o problema é que achamos que a nossa força é a mesma força de outras pessoas. Falando no sentido literal: não podemos focar na grama do vizinho. Devemos focar em cuidar da nossa, em darmos o nosso melhor para que ela cresça saudavelmente, sem comparação. Devemos entender que o nosso melhor é o suficiente pra aquele momento, e que, se algo não foi tão bom quanto esperávamos hoje, amanhã podemos fazer melhor”.