AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

De Cris Vianna a Débora Nascimento: Entenda por que famosas usam abacate para hidratar os cachos

O abacate repara os fios do cabelo de maneira profunda; celebridades como Cris Vianna e Débora Nascimento já aderiram a fruta para hidratar

por Marcela Almeida

malmeida@caras.com.br

Publicado em 14/04/2023, às 11h55 - Atualizado às 14h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cris Vianna aposta no abacate para hidratar o cabelo - Foto: Sergio Baia
Cris Vianna aposta no abacate para hidratar o cabelo - Foto: Sergio Baia

O abacate se tornou um dos segredos de algumas famosas para manter os cachos hidratados e sedosos. A lista de celebridades que usam a fruta no cabelo inclui Débora Nascimento, Cris Vianna e Giovana Cordeiro. O sócio-fundador da Felps Professional e cabeleireiro Cleiton Vítor Pereira explica sobre seus ativos nos fios.

A fruta é recomendada na alimentação por causa de suas gorduras saudáveis. Da mesma forma funciona com os cabelos. O abacate é nutritivo para o corpo e seu sucesso está em um óleo, que compõe cerca de 77% de seu total e repara os fios de maneira profunda.

Ele é indicado principalmente para cabelos crespos, cacheados e em transição, por sofrerem mais danos devido à componentes externos e por perderem mais água e nutrientes, o que acaba resultando em ressecamento, quebra, frizz e até mesmo no aparecimento de caspa. É por esse motivo que a fruta é a escolhida na hora da hidratação das atrizes Cris Vianna, Débora Nascimento e Giovana Cordeiro, que já disseram em entrevistas que sentem seus cachos muito mais fluídos e definidos após começarem a usar a fruta.

Além do óleo, o abacate tem proteínas que fortalecem a fibra capilar, aminoácidos que promovem resistência ácido fólico, que ajuda no crescimento das madeixas, ácido oleico, que ativa proteção solar, magnésio, que auxilia no combate a perda dos fios, além de vitaminas A, B, C, D e E, que fornecem nutrição para a fibra e previnem a descamação do couro cabeludo.

"Os fios mais grossos são mais difíceis de penetrar e o azeite e óleo extraído do abacate se fazem ideais. Por ter alto teor de gordura benéfica, sua ação entra no eixo dos folículos pilosos, reparando profunda e prolongadamente danos causados, lubrificando os fios mais sedentos e protegendo a cutícula capilar da perda da desidratação e de tratamentos químicos agressivos", conta o especialista. "Cabelos lisos e ondulados devem ter cuidado com a substância, que pode pesar nos fios mais finos e aumentar a produção de oleosidade", completa ele.

"Os resultados do tratamento com o componente são vistos logo na primeira aplicação e podem durar por tempo prolongado, ajudando na saúde do fio como um todo. O ideal é que a hidratação intensa com uma máscara com o óleo ou azeite de abacate seja feita duas ou três vezes na semana, dependendo do quão danificado o fio esteja e, apesar do benefício, é importante investir em produtos desenvolvidos com a gordura natural da fruta, ao invés de usá-la pura. Dessa forma, o risco de efeito rebote, oleosidade e alergias são evitados, resultando em um tratamento equilibrado e com tudo que há de melhor para a região", conclui o cabeleireiro Cleiton Vítor Pereira.