AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Maquiadora dá 5 dicas para acertar na escolha do tom da base

Escolher o tom ideal da base é um desafio, mas damos dicas para uma pele perfeita; confira!

Da redação Publicado em 11/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como acertar na escolha da base? Veja dicas - Divulgação
Como acertar na escolha da base? Veja dicas - Divulgação

Como acertar no tom da base? Essa é a pergunta que a maioria das pessoas se faz antes de investir em um novo produto. Mesmo com tantas informações online, resenhas e vídeos de aplicações, a escolha pode ser difícil.

No entanto, conforme a maquiadora Camila Bazaga, beauty expert parceira da Souvie, não é impossível! A pedido de AnaMaria Digital, a profissional lista 5 dicas de ouro para não errar na próxima compra. Confira!

Se possível, teste antes de comprar!

Parece óbvio, mas muitas pessoas não testam a base antes de comprá-la. Camila chama atenção para a região onde o teste deve ser feito. “Existem duas regiões essenciais para esse teste, o rosto e o colo. Caso o rosto esteja com o mesmo tom do corpo, teste no rosto e ficará perfeito.

No entanto, como normalmente bronzeamos mais o corpo, nesse caso o rosto pode estar um pouco mais claro, então, faça o teste no colo, assim ficará uniforme rosto e corpo. Aplique a base e sempre espere secar. Se, após seca, a base estiver harmônica entre rosto e corpo, esse é o tom certo”, orienta.

Avalie o subtom da pele

“O subtom é a nuance de fundo da nossa pele, diferente da cor da pele. Ele pode ser quente, frio, neutro ou oliva”, pontua e complementa: “Peles amareladas ou douradas têm subtom quente; rosadas têm subtom frio; neutro é a junção do quente e frio; e oliva é o subtom que bronzeia para o tom próximo do café”, explica.

Mas como isso afeta a escolha do tom da base? “Para um aspecto natural, a base sempre deve seguir o subtom. Isso quer dizer que subtons frios devem optar por bases rosadas; subtons quentes vão se adaptar melhor às bases com fundo amarelado; já os subtons neutros se dão bem com qualquer tom; e para os subtons olivas, às vezes é necessário aplicar um corretivo verde para uniformizar, uma vez que o fundo costuma ser esverdeado”.

Observe a composição da base

Não basta acertar no tom, a composição do produto precisa se adequar ao tipo de pele. “É muito importante ler com atenção o rótulo dos produtos para saber se algum componente pode causar irritação, vermelhidão ou mesmo deixar a pele seca, ou mais oleosa”, diz a Beauty expert. Camila diz que, na dúvida, produtos naturais e orgânicos, são certeiros para evitar qualquer risco.

Se a ideia é comprar online, pesquise muito!

Renovar o necessaire com dois cliques realmente é muito prático, mas ao escolher uma base pela Internet, é preciso redobrar as pesquisas. “Após estudar a cor e o subtom do seu tipo de pele, é hora de ativar o modo FBI e buscar influenciadoras com as mesmas características, assistir a reviews e testes para observar bem como a aplicação da sua próxima base fica na pele delas”, sugere.

Comprou o tom errado? Não se preocupe, dá pra consertar!

Chegou em casa, aplicou a base e viu que errou. E agora? “A primeira solução não tem segredo: misture o produto com algumas gostas de base de tom mais claro ou escuro e novamente, vá testando até chegar a uma cor mais próxima da sua pele. Outra maneira, caso o tom tenha ficado muito escuro, é usar a base como contorno. Se ela for mais clara, pode ser usada para iluminar alguns pontos no rosto”, explica a expert.