AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Dúvida

Quais são as principais diferenças entre tonalizante e coloração?

Já adiantamos que a diferença entre ambos é bastante sutil

Da Redação Publicado em 02/06/2022, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tonalizante e coloração: veja as principais dúvidas. - Unsplash
Tonalizante e coloração: veja as principais dúvidas. - Unsplash

Existem muitas formas de transformar o visual, e uma delas é mudar as cores dos cabelos. Entre as formas mais utilizadas para alterar o tom dos fios estão a coloração permanente e o tonalizante. AnaMaria Digital conversou com o tricologista Thrik Bonomo, que também é cabeleireiro e cosmetólogo, para entender as principais diferenças entre esses produtos.

Você sabe, por exemplo, quando você deve optar por apenas um deles, de acordo com a sua necessidade, além de como utilizá-los para colorir o seu cabelo de forma correta?

"Muitas pessoas costumam confundir e não sabem qual a diferença entre coloração e tonalizante. Porém, é completamente comum, pois realmente é complicado saber como distingui-los, já que a diferença entre ambos é sutil", explica Thrik.

O tonalizante, por exemplo, é uma coloração semidefinitiva, ou seja, não possui uma durabilidade igual o da tintura/coloração. Geralmente, aguenta entre 20 à 25 lavagens. É ideal para quem está começando com os fios brancos e quer começar a colorir o cabelo, ou até mesmo quem quer brincar com as cores.

"Por exemplo, quando usamos tonalizante escuro, após 20 e 25 lavagens a cor será expelida por completo do cabelo e os fios voltam a ser como eram antes, isso já não acontece com a coloração.” esclarece o especialista.

MENOS PODEROSO

Segundo ele, o tonalizante não tem poder de clarear os cabelos. Por isso, o produto costuma trazer melhores resultados quando a cor aplicada é mais próxima ao seu tom natural.

A coloração, por sua vez, contém a base de amônia, então irá permear muito mais nos fios, além de possuir 100% de cobertura dos fios de cabelo brancos. A coloração, sim, pode ser vista como uma química. Na medida que o cabelo vai crescendo há a necessidade de refazer, diferentemente do tonalizante que sai por completo do cabelo.

Na coloração, assim que penetra no córtex capilar, a água oxigenada agirá retirando os pigmentos da cor original dos cabelos, para que a cor da tintura possa ser depositada diretamente na fibra capilar, alterando assim permanentemente a tonalidade dos fios e fazendo com que a nova cor dure por bastante tempo, sem a necessidade de retoques.

Já o tonalizante, com a ausência da amônia em sua fórmula, os pigmentos presentes não conseguem penetrar na camada mais profunda do fio, o córtex. Logo, esses pigmentos ficam depositados apenas na parte exterior da fibra capilar, formando uma espécie de película sobre o cabelo. E aí? Qual é o mais adequado para o seu tipo de cabelo?