AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Anote aí!

Tatuagem: dicas para deixar o desenho bonito a longo prazo

Se a longevidade da sua tatuagem é importante pra você, confira essas dicas

Da Redação Publicado em 16/08/2022, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como cuidar da sua tatuagem? Veja dicas! - Mohammad Faruq/Unsplash
Como cuidar da sua tatuagem? Veja dicas! - Mohammad Faruq/Unsplash

Todo mundo que tem uma tatuagem espera que ela fique bonita para sempre. Ao menos, a gente sabe, essa é a ideia quando se faz uma - manter os traços nítidos e as cores vibrantes. No entanto, para uma maior longevidade da sua tatuagem é preciso se atentar a alguns cuidados.

De acordo com Renato Ostrowski, tatuador adepto ao mini realismo e sócio do Unna Studio, o desbotamento da tatuagem depende de diversos fatores, que vão desde a qualidade dos materiais que o profissional  usa até os cuidados que os clientes têm no dia a dia.

“As tatuagens são feitas diretamente na segunda camada de pele - chamada derme, e essa camada não se renova.  Então quando sua pele estiver ressecada  a tatuagem ficará mais opaca. Por isso, o processo de tatuagem deve ser pensado justamente ao longo prazo, na técnica que se usa, nos materiais, e na qualidade do trabalho oferecido”, resume.  Ostrowski ainda explica que lugares muitos expostos, como mãos e antebraços devem ter muito mais zelo.

Para que sua tatuagem fique bonita a longo prazo, AnaMaria Digital pediu algumas dicas ao especialista para deixar a sua tatuagem linda por mais tempo. Confira!

Hidratação indeterminada

Para que o desenho fique bonito por muito mais tempo, os cuidados devem ser constantes. Ostrowski aconselha o uso diário de protetor solar após a cicatrização e hidratação da pele .Além disso, deve-se evitar águas de piscina ou de praia no processo de cicatrização da tattoo, pois o risco de infectar é considerável.

Limpeza

A região da pele tatuada deve ser lavada duas a três vezes nos primeiros dias.  Esse processo de higienização é muito importante, pois também garante uma cicatrização mais adequada. Durante o banho, evite água em temperatura muito quente, isso porque a água corrente abre os poros e deixa a pele mais propensa a irritação. Além disso, pode fazer sua tatuagem desbotar mais rápido.

Evite sol sem protetor

A exposição da pele recém tatuada ao sol pode causar alguns problemas na estética, como manchas, desbotamento e até alteração da cor nos desenhos realizados, por isso Ostrowski  aconselha pelo menos um mês evitando exposição direta ao sol. “Só deve usar o protetor após a cicatrização, por isso o ideal é aguardar um mês”.

Não coce no período de cicatrização

Quando a tatuagem está no processo de cicatrização ela tende a coçar muito e formar algumas casquinhas, e embora mude de pessoa pra pessoa, a recomendação é sempre a mesma: evite mexer. O profissional adepto ao mini realismo explica que coçar ou arrancar as casquinhas que são formadas podem deixar a tatuagem com os traços deformados, influenciando diretamente na estética da tattoo.

Alimentação

É difícil não comer o que gostamos, mas nesse período de cicatrização é fundamental evitar alimentos mais remosos, e optar por aqueles mais cicatrizantes.  “Esse processo dura em torno de 30 dias, então super vale a pena ter uma rotina mais saudável para sua tatto ficar bonita por muito mais tempo”, conta.

Tatuagens coloridas e pretas requer os mesmos cuidados

Segundo o profissional, os cuidados são os mesmos. A tatuagem, seja ela preta ou colorida, é um como se fosse um machucado na pele, então o processo de cicatrização segue o mesmo padrão:  pele hidratada, higienização, comidas menos gordurosas e nada de sol no primeiro mês.

“Esses cuidados manterão a tatuagem com mais vitalidade a longo prazo. Mas tente manter o contato com seu tatuador, e em caso de dúvidas, o acione”, conclui Ostrowski do Unna Studio.