AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Hormônios

Contraceptivos são mesmo inimigos da libido? Problema pode ter outras causas

Existem muitas preocupações relacionadas aos efeitos colaterais dos contraceptivos, especialmente em relação à libido

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 15/06/2023, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Contraceptivos são mesmo inimigos da libido? Problema pode ter outras causas - Gabi Sanda/Pixabay
Contraceptivos são mesmo inimigos da libido? Problema pode ter outras causas - Gabi Sanda/Pixabay

A contracepção é uma questão importante para muitas pessoas. Enquanto alguns optam por métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada, outros escolhem essa opção por questões de saúde, como sangramento menstrual excessivo, por exemplo. No entanto, há muitas preocupações relacionadas aos efeitos colaterais dos contraceptivos, especialmente em relação à libido.

Muitas pessoas acreditam que o uso de contraceptivos pode afetar negativamente o desejo sexual e a excitação, levando a uma diminuição na libido. Contudo, ainda há muita controvérsia em torno dessa afirmação. Embora alguns estudos sugiram uma relação entre contraceptivos hormonais e a diminuição da libido, outros estudos mostraram que a contracepção hormonal não tem impacto na libido.

Os contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, funcionam impedindo a ovulação, e fazem isso liberando hormônios sintéticos, que enganam o corpo e o fazem pensar que a ovulação já ocorreu. Alguns estudos sugerem que esses hormônios podem afetar os níveis de testosterona no corpo, afetando a libido em algumas pessoas.

Outros estudos, porém, mostraram que a contracepção hormonal não tem um efeito significativo na libido. Por exemplo, um trabalho feito em 2010, chamado "Effects of Hormonal Contraceptives on Libido: An Overview of the Literature and a Systematic Review" e publicado na revista European Journal of Contraception and Reproductive Health Care, descobriu que a maioria das mulheres que usam contraceptivos hormonais não relatou uma mudança significativa na libido.

Outro estudo de 2016, intitulado "Combined Oral Contraceptives’ Impact on Female Sexuality and Mood: A Systematic Review" e publicado na mesma revista, descobriu que a contracepção hormonal não afetou a excitação, a lubrificação ou o orgasmo nas mulheres.

NÃO É SÓ A PÍLULA...

Além disso, existem muitos outros fatores que podem afetar a libido, como estresse, fadiga, depressão e ansiedade. Portanto, é difícil dizer com certeza se os contraceptivos são realmente inimigos da libido. Cada pessoa é diferente e pode reagir de maneira diferente a essas medicações.

A melhor maneira de descobrir se os contraceptivos estão afetando sua libido é conversar com um profissional de saúde. Eles podem ajudá-la a encontrar um método que funcione para você e, se necessário, ajustar essa medicação frente a quaisquer problemas relacionados à libido que você possa estar enfrentando.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal.