AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

É hereditária? Não tem cura? Veja 10 mitos e verdades sobre a rinite

Reunimos as 10 dúvidas mais comuns sobre rinite, além de dicas para quem sofre do problema

*Dra. Maura Neves, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 02/05/2023, às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja as 10 dúvidas mais comuns que os pacientes têm. - Diana Polekhina/Unplash
Veja as 10 dúvidas mais comuns que os pacientes têm. - Diana Polekhina/Unplash

O outono chegou e, com ele, ocorre um aumento das ïtes". Exatamente por isso, escolhi falar um pouco sobre os mitos e verdades das Rinites, uma das "ite" mais frequentes da estação. Com isso, reuni 10 das dúvidas mais comuns que recebo dos pacientes. Vamos lá? 

1 - TODA RINITE É ALÉRGICA?

Mentira: Essa é uma das principais dúvidas. Existe basicamente dois tipos de rinite: as alérgicas e as não alérgicas. Entre as rinites não alérgicas temos a rinite irritativa, ocupacional, gestacional, rinite do idoso, entre outras. Assim, temos muitos mecanismos causadores da rinite. A rinite alérgica, no entanto, é muito prevalente e ocorre em cerca de 30% da nossa população.

2 - A RINITE É HEREDITÁRIA?

Verdade: Sim, quando falamos de rinite alérgica, mas não para outros tipos de rinite. No caso da rinite alérgica há maior incidência em filhos de pais alérgicos. Contudo, se apenas um dos pais tem rinite, os filhos têm 25 a 50% de chance de ter rinite também. Já se ambos têm rinite, os filhos têm pelo menos 75% de chance de ter rinite alérgica.

3 - A RINITE NÃO TEM CURA?

Mentira: Existem vários tipos de rinite, e algumas delas realmente não têm cura. O maior exemplo é a rinite alérgica. Temos, porém, rinites de causas hormonais, ocupacionais, entre outras, que podem ser curadas uma vez que o fator causal for resolvido.

4 - UMA PESSOA PODE TER MAIS DE UM TIPO DE RINITE?

Verdade: Como as causas das rinites são variáveis, uma pessoa pode ter rinite alérgica, como alergia a pó, por exemplo, e piorar dos sintomas com variações climáticas, caracterizando uma rinite irritativa.

5 - COCEIRA NOS OLHOS PODE SER RINITE?

Verdade: A rinite alérgica pode apresentar, além de sintomas nasais como coriza, nariz tampado e espirros, outros sintomas. Neste caso, a coceira pode ocorrer nas orelhas, céu da boca e olhos. A conjuntivite alérgica está frequentemente associada e rinite alérgica e aparece como coceira, vermelhidão e até inchaço nos olhos.

6 - RINITE PODE VIRAR CRISE DE SINUSITE?

Verdade: uma rinite não tratada pode virar sinusite, sim! A rinite é uma alteração de inflamação no nariz que, quando não tratada, facilita a entrada de vírus e bactérias no nariz. Essa é uma das principais causas da sinusite infecciosa, que necessita de antibióticos para o tratamento.

7 - A RINITE SÓ MELHOR COM REMÉDIO?

Mentira: Existem outros métodos de controle dos sintomas que ajudam muito. Uma das dicas é se afastar daquilo que causa a alergia, ou reduzir ao máximo o contato com o alérgeno. Assim, a higiene ambiental, ou seja, retirada dos alérgenos do ambiente em que o alérgico fica, é fundamental para o controle dos sintomas. Dou alguns exemplos:

  • Manter o ambiente sem poeira;
  • Usar panos úmidos para a limpeza do ambiente;
  • Não usar produtos de limpeza com aroma;
  • Trocar sempre os lençóis e fronhas;
  • Trocar cobertores por edredons que possam ser lavados mais facilmente;
  • Remover cortinas e carpetes do quarto;
  • Evitar brinquedos com pelúcia que retenham pó;
  • Não compartilhar a cama com animais de estimação.

8 - LAVAR O NARIZ COM SORO AJUDA NA RINITE?

Verdade: Esta é a dica de ouro para reduzir e até prevenir os sintomas de rinite. A lavagem nasal ajuda na remoção de alérgenos e outros irritantes inalados. Eles, normalmente, são o pó, ácaros e fungos que, quando dentro do nariz, causam a rinite. A lavagem com solução salina ajuda a removê-los do nariz e melhorar os sintomas da rinite. O melhor é que a lavagem nasal é barata e pode ser realizada em todas as idades, sem efeitos colaterais.

9 -EXISTEM REMÉDIOS QUE PODEM CAUSAR RINITE?

Verdade: Medicamentos chamados de vasoconstrictores, as gotas magicas que uma vez pingadas no nariz o desentopem em alguns minutos, causam uma grande inflamação na mucosa nasal. Essa inflamação é chamada de rinite medicamentosa. Neste caso, o principal sintoma é piora da obstrução nasal com o uso persistente do remédio. Para tratar é necessário para de usar esse medicamento, e muitas vezes trocá-los por outros específicos para aliviar o vício.

10 - A RINITE ATACA MAIS DURANTE O INVERNO?

Mentira: Muitas pessoas têm sintomas o ano todo, independentemente das estações do ano. Outras ainda pioram na primavera por conta da presença de polens ou no verão por conta das altas temperaturas e uso de ar-condicionado. Na dúvida, pergunte o seu médico!

*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica-assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na Revista AnaMaria, trará quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves