AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Emagrecimento saudável: Veja 5 cuidados na hora de fazer dietas

Contar calorias, gorduras e líquidos. Confira os principais erros que podem impedir resultados positivos

Raquel Borges Publicado em 13/11/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na hora de emagrecer, é preciso respeitar os limites do corpo - Unsplash
Na hora de emagrecer, é preciso respeitar os limites do corpo - Unsplash

Durante o processo de emagrecimento, é preciso entender muito bem os processos e limites do corpo. Muitas vezes, métodos que parecem nítidos e rápidos para perder peso não são tão eficazes assim. Contar calorias e fazer dietas líquidas, por exemplo, podem atrapalhar - e muito - os planos de quem deseja emagrecer. 

De acordo com a fisioterapeuta e especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, há, pelo menos, cinco erros que podem atrasar muito mais para obter o resultado desejado. Confira!

ATENÇÃO AOS MÉTODOS RÁPIDOS
Métodos milagrosos de curta duração, como detox de 21 dias, são ineficazes por não dar o tempo adequado para o organismo fazer uma reprogramação celular baseada na fisiologia – o corpo precisa de, no mínimo, 90 dias para se adaptar a novos hábitos. Ou seja, o processo de emagrecimento só será saudável se respeitar esse tempo: “Métodos que prometem transformações em pouquíssimo tempo podem aumentar o efeito em até 90%”, completa a especialista.

CONTAR E CORTAR CALORIAS COM QUALIDADE
“Muita gente acha que pode comer o que quiser, desde que não ultrapasse a quantidade de calorias por dia. Entretanto, mais importante do que contar calorias, é escolher alimentos com qualidade e variedade, fazendo trocas inteligentes.. Se for comer uma pizza, opte por uma mais saudável, como a de atum, abobrinha ou rúcula. Troque o sorvete cremoso pelo picolé de frutas. Legumes, frutas, verduras, proteínas e gorduras de alta qualidade são fundamentais para a perda de peso", explica.

VITAMINAS
Emagrecimentos rápidos deixam o corpo em déficit de aminoácidos e vitaminas, comprometendo a massa corporal. Isso resulta em flacidez e sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular. A recomendação é fazer acompanhamento profissional com hábitos alimentares ricos em proteínas e suplementos do bem.

CUIDADO COM AS DIETAS LÍQUIDAS
Traçar uma dieta à base de sucos detox pode ser perigoso. Isso porque o corpo já funciona como uma máquina de desintoxicação, que tem uma forma natural de eliminar toxinas e substâncias químicas indesejadas. Então, é preciso atenção em dietas líquidas. A dica é complementar a alimentação com cereais, legumes, proteínas e carboidratos variados.

GORDURAS BOAS
Muitas dietas demonizam as gorduras, mas há diferentes tipos de gorduras e nem todas são vilãs. “A gordura é tão essencial para a saúde quanto às proteínas e os carboidratos. Os tipos benéficos estão presentes em manteiga, ovos, coco e abacate. Esse tipo de gordura dá energia ao corpo - a falta dela pode levar a um desequilíbrio hormonal, ocasionando em um processo lento de emagrecimento.