AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / MATERNIDADE

Engravidar na menopausa é possível? Conheça curiosidades sobre o período

Sabia que é possível engravidar na menopausa? Entenda o motivo deste fato

Menopausa - Foto: Reprodução/Freepik
Menopausa - Foto: Reprodução/Freepik

A menopausa é algo muito mais complexo do que apenas o fim da menstruação. Você sabia que o período não significa o fim da possibilidade de concepção para as mulheres que desejam ter filhos?

Isso porque com os avanços da ciência, tornou-se viável a maternidade em idades mais avançadas, seja por meio do congelamento de óvulos ou da ovodoação. Embora as chances de gravidez durante a menopausa sejam reduzidas, não são inexistentes. 

Segundo a ginecologista Natacha Machado, em conversa com AnaMaria, embora a mulher não produza óvulos naturalmente durante esse período, seu útero ainda é capaz de gestar um embrião introduzido artificialmente.

O óvulo doado ou previamente congelado é fertilizado com espermatozoides em um ambiente laboratorial e então implantado no útero da futura mãe. A paciente passa por uma terapia de reposição hormonal, preparando o endométrio para suportar a gravidez.

Riscos

Os riscos associados à gravidez em idade avançada são consideráveis. O pré-natal para mulheres com mais de 35 anos requer um cuidado especial e maior vigilância, pois os riscos para o bebê e a mãe aumentam com o avanço da idade. 

Há uma probabilidade maior do bebê ter síndrome de Down, além do risco aumentado de aborto espontâneo e parto prematuro. A gestante mais velha também enfrenta maior vulnerabilidade a complicações como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Portanto, é crucial que toda mulher que esteja planejando engravidar ou já está grávida busque a avaliação de um médico especialista. Esse profissional poderá avaliar os riscos individuais e orientar sobre as melhores opções para garantir uma gestação saudável.

Tire suas dúvidas sobre congelamento de óvulos: 10 perguntas e respostas para dominar FIV

Confira abaixo outras curiosidades sobre a menopausa!

Mudanças na pele e no cabelo na menopausa

A redução dos níveis de estrogênio durante a menopausa também afeta a pele e os cabelos. A diminuição do colágeno resulta em pele mais flácida e fina, enquanto os cabelos tornam-se mais quebradiços, opacos e ressecados. 

Suplementos de colágeno podem ser uma estratégia eficaz para compensar essa diminuição natural, melhorando a hidratação e a elasticidade da pele.

Aqui estão outras dicas para cuidar do cabelo durante a menopausa:

  • Use um shampoo e condicionador suave: evite shampoos e condicionadores que sejam muito agressivos, pois podem ressecar o cabelo.
  • Use um hidratante leave-in: isso ajudará a hidratar o cabelo e evitar que ele fique seco e quebradiço.
  • Evite ferramentas de modelagem de calor: ferramentas de modelagem de calor, como secadores de cabelo e chapinhas, podem danificar o cabelo. Se você precisar usar ferramentas de modelagem de calor, use-as na configuração mais baixa e aplique um protetor de calor antes de usar.
  • Faça cortes regulares: cortar as pontas duplas ajudará a manter o cabelo saudável e com aparência melhor.

Entenda os cuidados com a pele na gestação

Nem toda mulher sente o “calorão” da menopausa

Os fogachos ou ondas de calor são sintomas comuns da menopausa. No entanto, eles não são universais, e algumas mulheres podem não experimentá-los.

Quais os sintomas da menopausa? Saiba como enfrentar esse período

Um estudo publicado pelo periódico da Sociedade Americana de Menopausa revelou que as ondas de calor estão relacionadas à diminuição do estrogênio, o principal hormônio feminino. 

As brasileiras foram as mais afetadas, com 36,2% relatando intensidade significativa de fogachos, possivelmente influenciadas pelo clima quente do país.

Leia também

Climatério e menopausa: como fazer quando chegar a sua vez?

10 mitos sobre a terapia hormonal com testosterona em mulheres

Menopausa precoce: quando é hora de iniciar o tratamento?