AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Conheça os benefícios do Reiki como tratamento para a saúde mental

Processo induz o relaxamento e pode ajudar a reduzir a ansiedade

*We Mystic Brasil, colaboração especial para AnaMaria Publicado em 02/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os benefícios do Reiki como tratamento para a saúde mental - Pixabay
Conheça os benefícios do Reiki como tratamento para a saúde mental - Pixabay

O Reiki é uma técnica popular de imposição das mãos que induz o relaxamento de maneira semelhante ao yoga ou acupuntura. Apesar de já ser bastante conhecida no Ocidente para lidar com diversos problemas de saúde, vem ganhando força principalmente no âmbito da saúde mental. Afinal, ela acaba atenuando a resposta do paciente ao estresse, além de ser uma forma alternativa e sem contraindicações de reduzir a ansiedade.

Vale dizer ainda que o “receio” da medicina tradicional quanto às práticas alternativas e complementares é cada vez menor. Hoje em dia podemos encontrar a oferta de tratamentos com Reiki desde o SUS até hospitais particulares renomados. Então que tal dar uma chance?

Reiki e a busca pelo equilíbrio
O Reiki pode ser benéfico para vários problemas, incluindo ansiedade, depressão, controle da dor e até mesmo para um melhor enfrentamento emocional das principais doenças. A técnica, de uma forma simplista, busca equilibrar a energia vital do paciente, os polos yin (feminina, passiva ou negativa) e yang (masculina, ativa e positiva), por meio da imposição das mãos, canalizando o “chi” ou energia universal. 

Quando um indivíduo está em equilíbrio, ambos os polos se encontram em harmonia. Entretanto, se temos um desequilíbrio da energia yang, por exemplo, sintomas como inquietação, irritabilidade e intolerância começam a se manifestar o que pode causar estresse e ansiedade. A partir daí o terapeuta de Reiki deve entrar em cena, identificando a desordem e prescrevendo o tratamento mais adequado.

Mudanças de mentalidade vs. Terapias alternativas
Ainda que, por um lado, tenhamos muitas pessoas que adotam como primeira opção uma consulta ao psiquiatra para que lhes prescrevam medicamentos; por outro há uma mudança na mentalidade da população mundial, especialmente com relação aos mais jovens, sobre métodos alternativos de tratamento e cura.

Existe muita ansiedade no mundo atual e as pessoas desejam algo que vá além dos ansiolíticos para ajudá-las. Além disso, considerando que o uso de alguns dos ansiolíticos mais comuns (benzodiazepínicos) viciam, elas estão dispostas a tentar algo que impacte no estilo de vida, no autoconhecimento, tenha efeitos de longo prazo e o Reiki pode proporcionar isso. 

Os benefícios do Reiki para ansiedade
Estudos demonstraram que o Reiki oferece vários benefícios para pessoas com ansiedade em seus mais diversos graus. E alguns deles incluem:

  • Reduz os níveis de estresse: pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada apresentam níveis de estresse mais elevados do que a população normal. Tanto os estudos científicos, quanto os relatos pessoais indicam que o Reiki pode ajudar a aliviar parte desse estresse.
  • Promove o relaxamento: sofrer de ansiedade é sinônimo de dificuldade em relaxar, mesmo quando nenhum estressor significativo está presente. Muitas pessoas que participam de sessões de Reiki relatam sentir-se relaxadas tanto durante a sessão, quanto depois de seu fim. Isso permite que tenham um dia mais tranquilo e equilibrado.
  • Melhora o humor: nem todas as pessoas que foram diagnosticadas com ansiedade em algum grau experimentarão depressão. No entanto, para muitas pessoas, esses dois problemas andam de mãos dadas. As pesquisas indicam que os pacientes que participam de sessões de Reiki regularmente se sentem menos deprimidos do que antes da terapia.
  • Proporciona um sono revigorante: pessoas com ansiedade quase sempre têm dificuldades para adormecer, são incapazes de permanecer dormindo ou não se sentem descansadas mesmo depois de dormir a noite toda. As sessões de Reiki podem aliviar alguns desses problemas e melhorar a qualidade do sono.

Como listamos, o Reiki pode proporcionar diversos benefícios, mas não é possível quantificar quantas sessões serão necessárias para que tais mudanças ocorram. Também não há como prever se realmente haverá uma recuperação plena dos sintomas.

Quando lidamos com a causa, e não com o sintoma, é impossível ter uma previsão do que pode acontecer. A resposta do tratamento sempre varia e cada indivíduo é único. O que para algumas pessoas pode ser resolvido em apenas uma sessão, para outras pode levar semanas ou até meses.

Em geral, a recomendação inicial é de 4 a 21 sessões para que cerca de 80% dos sintomas relacionados ao estresse e a ansiedade sejam sanados. Já é um progresso, não é mesmo?

Reiki como tratamento complementar
É importante finalizar dizendo que o Reiki não deve ser administrado como único tratamento para a ansiedade, especialmente quando o paciente apresenta graus mais elevados da doença, que comprometem a sua qualidade de vida, como TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Se esse for o seu caso, aposte em uma abordagem integrativa para tratar do problema, mas não uma que rejeite a medicina Ocidental.  A maioria das pessoas não deseja abandonar seus cuidados médicos regulares e estão certas. E, no caso, o Reiki ou qualquer outra técnica alternativa será apenas adicionada ao tratamento convencional. Em paralelo, o paciente com ansiedade também é orientado a iniciar a psicoterapia e talvez administrar medicamentos alopáticos.

*WE MYSTIC BRASIL é um site de conteúdo e ferramentas que poderão ajudar a nossa comunidade a tomar decisões mais conscientes e fundamentadas na área da Espiritualidade e Bem-Estar. Acesse: www.wemystic.com.br