AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / RELACIONAMENTOS

O que é microtraição e como lidar com ela?

Trair "só um pouquinho"? Saiba o que é microtraição e como ela afeta o relacionamento amoroso

O que é microtraição e como lidar com ela? - Imagem │Freepik
O que é microtraição e como lidar com ela? - Imagem │Freepik

Se por um lado a conectividade facilitou a vida em muitos sentidos, ela também tornou a infidelidade mais acessível. Em um passado não muito distante, ‘pular a cerca’ era sinônimo de batom na camisa, um bilhetinho escondido do bolso da calça ou um comprovante de pagamento incriminador.

Com o surgimento das redes sociais e aplicativos de namoro, a situação se tornou ainda mais complexa. Na era das mensagens instantâneas e conexão à distância, como definir a infidelidade?, existe ‘trair só um pouquinho’? 

AnaMaria conversou com especialistas para definir o que é microtraição e como lidar com ela no relacionamento. 

O QUE É MICROTRAIÇÃO?

Com a variedade de aplicativos de relacionamentos e redes sociais disponíveis, é muito importante que o casal defina o que é traição para cada um dos envolvidos. Curtir fotos ou acessar sites de conteúdo adulto pode ser considerado traição para alguns, mas para outros não. 

“O conceito de fidelidade é o acordo do casal sobre o que é trair e até onde o outro pode agir para não ferir o sentimento do outro, no limite acordado. A infidelidade humana se transformou na medida que as redes sociais dominaram grande parte da vida social.”, explica Jéssica Martani, médica psiquiatra. 

Maicon Paiva, especialista em relacionamentos e fundador da ‘Casa de Apoio Espaço Recomeçar’, reflete como o conceito de infidelidade se transformou com as redes sociais. O especialista acredita que, apesar de ter crescido muito nos últimos anos, a infidelidade já era algo que existia antigamente. 

“No século passado, as pessoas flertavam com cartas inadequadas ou revelavam pensamentos indevidos em seus diários. O que mudou agora, é que temos ferramentas que facilitam com que este ato aconteça. O fato de nos comunicarmos cada vez mais na Internet torna as relações cada vez mais ambíguas”, diz.

De acordo com Maicon, a microtraição seria apenas um ‘preparo de terreno’ para um ato de traição de fato. 

O que é microtraição

EXISTE ‘TRAIR, MAS SÓ UM POUQUINHO’? 

A infidelidade no mundo digital também gera a quebra de confiança. Da mesma forma que a traição no mundo real, ela pode causar frustração, decepção e intenso sofrimento da pessoa que foi traída. Em ambas as situações, há o abalo na estrutura da relação. Neste caso, é importante analisar o ocorrido, observando se houve desrespeito frente às normas estabelecidas pelo casal e se a traição pode ser perdoada.

Segundo a psiquiatra, a falta de comunicação é fator central desses cenários. “Se não existe diálogo, é impossível saber o que o outro pensa. Quando não há comunicação, é difícil prever se o parceiro vai se sentir desrespeitado e ofendido com uma interação social que acontece fora do relacionamento”, explica. 

Sendo assim, as pessoas podem ter diferentes concepções do que é microtraição. “O grande problema é achar que as coisas estão óbvias. Nem sempre o que ofende ou fere está explícito, cada pessoa tem uma cultura e dogmas diferentes, então é muito importante ter esse alinhamento entre o casal”, diz. 

Ele está te traindo? Confira 5 sinais para ficar atenta!

COMO LIDAR COM A INFIDELIDADE?

O ditado popular “o combinado não sai caro” exemplifica a importância da comunicação entre o casal. A principal estratégia para que ninguém saia de um relacionamento machucado é ter conversas frequentes e colocar em pauta quais são os limites da relação para cada um. 

Contudo, se a traição já aconteceu, é importante reavaliar o relacionamento. “Reflita sobre como está o seu relacionamento, se há amor, respeito, confiança, diálogo e intimidade entre vocês. Pense se vale a pena continuar ou não com essa relação”, orienta Maicon. “Depois, você deve decidir se quer perdoar e tentar reconstruir a relação ou se quer terminar e seguir em frente. Essa decisão deve ser somente sua, sem influência de outras pessoas”, diz.

O que é microtraição

Se você está sofrendo com uma traição virtual, não precisa passar por isso sozinho. Busque apoio de pessoas que te amam e te respeitam, como familiares, amigos ou profissionais da saúde. Eles podem te ajudar a superar essa situação e a recuperar a sua autoestima e a sua felicidade.

Já ouviu falar em ghosting? Saiba como lidar com o desaparecimento no lugar do término!