AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Mudanças!

Minimalismo Financeiro: Aprenda a viver melhor gastando menos

O desafio é avaliar os hábitos de consumo e entender o que realmente é necessário para viver bem

*Luciana Ikedo Publicado em 15/05/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mudar o mindset para o minimalismo é possível desde que você esteja cada vez mais educado financeiramente - Pixabay
Mudar o mindset para o minimalismo é possível desde que você esteja cada vez mais educado financeiramente - Pixabay

O minimalismo financeiro nada mais é do que o processo de entender quais os recursos realmente necessários para viver bem. Nesta visão, a utilização dos recursos é maximizada e, como consequência, os valores gastos são menores. Há uma maior relação com a sustentabilidade e o consumo consciente, evitando compras desnecessárias.

Mudar o mindset para o minimalismo é possível desde que você esteja cada vez mais educado financeiramente. Assim, menores serão os gastos com o que não se precisa, evitando o endividamento e buscando investimentos que possam garantir que você consiga seguir adiante nos momentos em que as receitas forem menores do que as despesas. Esses momentos podem ser vividos em situações emergenciais, como casos de doença ou desemprego. 

Você pode colocar em prática muitas atitudes para que ele faça parte da sua rotina. Ter um guarda-roupa com peças atemporais, que combinem entre si e possam ser utilizadas de várias formas, usar um número reduzido de produtos de higiene e cuidados pessoais, escolher produtos de limpeza multifuncionais, ter a quantidade necessária de utensílios domésticos... Enfim, não comprar aquilo que você não precisa com um dinheiro que, muitas vezes, você não possui. 

O desafio então é olhar à sua volta e avaliar o que você possui e quais são seus hábitos de consumo. Viver melhor gastando menos requer prática e constante aprendizado, mas contribui essencialmente para a sua saúde financeira. Todos os valores economizados com a simples redução dos gastos desnecessários podem ser utilizados para saldar dívidas ou poupar. Seguir os caminhos do minimalismo financeiro não está relacionado com a escassez de recursos ou conforto, e sim com a contribuição para a sua liberdade financeira. Pratique!

AVALIE SEU CONSUMO
Em vez de de decidir por um produto seja de beleza, higiene pessoal ou  produtos de limpeza pela embalagem, cor ou propaganda, avalie se ele atende a mais de uma pessoa na sua família - ou mais de uma atividade de limpeza em sua casa. Pratique o minimalismo financeiro nas pequenas compras, maximizando a utilização de todos os produtos que consome. Isso fará toda a diferença no orçamento do mês.

ECONOMIA CRIATIVA
É uma data especial e você quer comemorar com um look diferente? Dê uma boa olhada em seu guarda-roupa e faça uma combinação nova! Transforme uma roupa de verão em um visual propício para o outono, por exemplo, recorrendo a uma meia ou uma sobreposição, e surpreenda-se com o resultado e a economia que você vai gerar. Criatividade é tudo para garantir a sua saúde financeira também.