AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba dicas de como acertar na hora de misturar estilos no visual

Personal stylist explica o quanto o mercado e as atitudes mudaram com o tempo

Raquel Borges Publicado em 25/08/2022, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personal stylist explica o quanto o mercado e as atitudes mudaram com o tempo - Pixabay/danielsampaioneto
Personal stylist explica o quanto o mercado e as atitudes mudaram com o tempo - Pixabay/danielsampaioneto

O universo da moda evoluiu bastante e parte dessa evolução se dá com a queda de algumas regras de estilo ultrapassadas. Alguns mandamentos do mercado não deixavam que as pessoas fossem elas mesmas e vestissem peças que as fizessem sentir-se bem. Porém, isso mudou e as pessoas não querem apenas criar seu próprio estilo, e sim ficarem à vontade com ele. 

De acordo com a consultora de moda, Camila Cavalcante, essas mudanças são necessárias para que todos os corpos se sintam abraçados e representados. Para ela, a quebra de alguns desses paradigmas foi importante para que a moda se tornasse mais diversa e passasse a olhar melhor para as diferenças: “Algumas regras da moda estão, literalmente, fora de moda. 

Vivemos uma era de desenvolvimento do estilo pessoal. Não podemos limitar as pessoas pela profissão, idade ou até mesmo pelo tipo de corpo. Elas precisam de autonomia para usar o que e como quiserem. Precisamos entender os conceitos e como nos sentimos melhor com nossa silhueta ao nos olharmos no espelho. 

Não precisamos de regras, precisamos de informações de qualidade, leituras visuais, entender o motivo de não nos sentirmos bem com determinada peça. Precisamos nos conhecer, e isso é a garantia para você se sentir bem. Reconheça suas características, se aceite e use tudo o que quiser”, conclui.

Vestido não combina com tênis 

Esse é um outro grande mito da moda. Os modelos casuais de vestido combinam e ficam perfeitos com tênis. “Pode inclusive ser uma excelente opção para ficar feminina e elegante, sem ter que abrir mão do conforto. A combinação é perfeita para passeios no shopping ou até mesmo para turistar por aí!”, revela Camila.

‘Regras” em desuso 

Camiseta, legging e tênis são exclusivos para exercícios físicos O hi-lo e o street style contribuíram para a queda desse tabu, explica a profissional. Segundo ela, é possível combinar peças esportivas com roupas do dia a dia por serem confortáveis e ter aquele toque despojado.

Pessoas gordas devem usar preto

Essa é uma das normas mais ultrapassadas que há. Camila explica que o preto diminui visualmente a silhueta, mas, se usado em uma modelagem errada, em vez de valorizar, ele vai impactar negativamente. Mais importante que tentar esconder o corpo é descobrir as cores que combinam e, de forma estratégica, usá-las a seu favor. “Essa foi uma regra tão falada, tão estimulada que as pessoas têm dificuldade de usar outras cores. É importante vestir aquilo que a faz se sentir bem”.

Moletom não cai bem com salto

Um conceito superatual, chamado high and low, prega a combinação de uma peça mais esportiva, como o moletom, com uma mais clássica e elaborada. O importante é inserir elementos esportivos e clássicos no look para criar uma conexão entre as peças e deixar o visual harmônico: calça de moletom jogger com camiseta, blazer e scarpin, por exemplo.

Bolsa precisa combinar com o sapato

Essa foi uma regrinha de moda muito famosa na década de 1990. Já nos anos 2000, foi considerada “brega” combinar bolsa e sapato. Hoje, no entanto, na era do desenvolvimento de estilo pessoal, descobrimos que uma das formas de manter a harmonia no look pode ser a repetição. Portanto, combinar bolsa e sapato pode, sim, deixar o visual mais harmônico. “Porém, nada é taxativo. Podemos usar bolsa e sapatos de cores diferentes e deixar o look bem interessante visualmente, sem perder a harmonia visual”.

Calça branca engorda

Camila explica que o branco realmente expande visualmente a silhueta, porém o fato é que, se você tem um quadril mais estreito, corpo triângulo invertido ou retângulo, essa cor pode valorizar a silhueta. “Quem tem quadril mais largo também pode usar calça branca. Uma terceira peça mais alongada possibilita você a usar o branco tranquilamente”.

Não misture metais de cores diferentes

Os metais são neutros, combinam com qualquer cor de roupa e estampa e têm o poder de deixar um look básico mais interessante. Quer um look clean, em cores neutras, mas sem ficar sem graça? Aposte no mix de metais para acompanhar!” finaliza.