AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Exclusivas / Famosos

Motivação, determinação e ação: Conheça o lado empreendedor de Ana Hickmann

Em exclusiva, Ana Hickmann compartilhou alguns de seus segredos quando o assunto é empreender

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 11/12/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Hickmann é dona de três franquias de nichos diferentes - Instagram/@ahickmann
Ana Hickmann é dona de três franquias de nichos diferentes - Instagram/@ahickmann

Ana Hickmann tem uma energia sem fim. Se desdobra em várias para dar conta de tantos papéis: esposa, mãe, dona de casa, empresária e apresentadora. Não à toa, sua disposição e competência a transformaram numa mulher empoderada. Ela imprimiu sua marca nada menos do que em três redes de franquias de nichos diferentes: a clínica de depilação a laser Maislaser, a escola de cursos profissionalizantes Instituto Ana Hickmann e o ateliê de sobrancelhas Além do Olhar. E é a maior dona de produtos licenciados no Brasil. 

À frente do longevo Hoje em Dia, da RecordTV, desfila elegância. Na vida pessoal, também não podia estar mais plena. Ao lado de Alexandre Correa vive uma união de 24 anos. Os dois se conheceram assim que Ana chegou a São Paulo, aos 16 anos, para trabalhar como modelo. Uma moça linda, jovem, humilde e já com muita maturidade... para escrever sua história de amor. E que amor! Fruto dessa relação, nasceu Alexandre Júnior. 

Na ativa praticamente 24 horas por dia, seja nos estúdios de televisão, tocando os negócios ou cuidando da família, ela ainda encontra espaço na agenda – e esta é uma de suas maiores motivações – para desenvolver um trabalho social: “Entender que todos somos capazes de tornar realidade nossos sonhos é o que me estimula a continuar empreendendo e ajudando pessoas a se capacitarem para empreender também”. Um exemplo inspirador!

Confira a entrevista completa:

Você é uma mulher cheia de energia e polivalente. Como consegue dar conta de tudo isso?

Eu sempre fui uma pessoa ligada no 220 volts. Mesmo em casa, nos dias de descanso, não consigo me ver sentada durante muito tempo. Sou inquieta. E amo tudo o que faço, por isso consigo fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Descobri uma coisa nos últimos tempos: quanto maior meu time fica, mais longos são meus braços. Assim, consigo abraçar mais tarefas, objetivos e conquistas. Sou cercada por uma equipe maravilhosa. E, da mesma forma, quanto mais eu cresço, mais longe consigo levar esse time também. É isso o que me move.

E o que você mais gosta de fazer quando está ‘de boa’ em casa?

Nas folgas, consigo curtir cada cantinho da casa, minha família... Amo cozinhar e sou uma meseira assumida [risos]. Pra quem não sabe, meseira é aquela que fica planejando tudo para receber bem. Escolhe pratos, talheres, louças, toalha de mesa etc. Ainda cuido do jardim, dos pets...

O que as pessoas ficariam surpresas em saber sobre você?

Não sei o que poderia deixá-las surpresas, porque já mostro minha realidade nas redes sociais e em meu canal no YouTube. Pensando bem, para minha surpresa, muita gente não acredita que faço tudo aquilo que mostro (essas coisas de cuidar da casa, cozinhar, organizar). Talvez por conta do meu trabalho na TV, as pessoas não acreditam que eu tenho uma rotina, que vou ao supermercado, à feira... Não espero ninguém fazer nada por mim. Vou lá e faço!

Você e o Alê têm uma relação de amor, cumplicidade e muita parceria. Qual o segredo para um casamento dar tão certo assim?

É difícil falar em segredo, porque não tem receita de bolo. Acho que é o amor acima de tudo, vontade de estar junto, de construir uma história e buscar sonhos importantes para ambos. Construímos juntos nosso trabalho, nossa casa, nossa família. Creio ser isso: querer estar juntos e lutar por isso, mas sem perder a individualidade de cada um. Quando conquistamos as coisas um ao lado do outro, o relacionamento dura pra sempre... pra sempre enquanto dure e pra sempre com muita intensidade.

Você enfrentou uma batalha difícil ao lado de seu marido desde que ele foi diagnosticado com câncer. Qual o momento mais difícil dessa situação?

Já enfrentamos tantas batalhas juntos, a gente sempre se protegeu. Mas quando algo vem e acomete a saúde, um buraco se abre à sua frente, principalmente quando se ouve a palavra câncer. Ninguém está pronto para ouvir isso. Acho que foi uma das coisas mais difíceis de todas. Me segurei muito, me mantive firme na frente dele. Ele não parou de trabalhar, mas tive que assumir mais responsabilidades, entende? Foi tudo muito complicado mesmo, mas chegamos até aqui. Em fevereiro do ano passado, recebemos a melhor notícia do mundo: ele tinha vencido o câncer. Rezo todos os dias para que isso nunca mais volte a assombrar a nossa casa.

E a maior lição que tudo isso deixou?

Isso tudo faz a gente ficar mais forte, olhar para a vida de um jeito mais intenso, dar valor a cada segundo que respiramos, a cada conquista.

O Instituto Ana Hickman é uma rede de Escolas Profissionalizantes nas áreas da beleza e moda. Fale mais sobre esse projeto.

O Instituto nasceu de um sonho antigo de poder retribuir às pessoas tudo aquilo que recebi do mercado da moda e beleza. Tudo o que sei devo a centenas de profissionais que passaram pela minha vida e me ensinaram muita coisa. Sidney Kalaes, sócio do Instituto, me trouxe a proposta de criarmos juntos a escola, para oferecer às pessoas estudo e desenvolvimento profissional com um valor acessível e de qualidade. A proposta sempre foi fazer com que a pessoa saísse pronta para o mercado de trabalho. Somos mais de 25 escolas pelo Brasil e temos uma tarefa social grande. Além de ensinar a profissão de cabeleireiro, manicure, barbeiro, visagista etc, ‘mostramos’ aos alunos o caminho para que se tornem seres humanos melhores, prontos a ajudarem o próximo também. E, assim, eles são convidados a participarem de ações sociais como parte do currículo escolar. Realizamos o banho solidário, por exemplo, onde oferecemos banho quente para pessoas em situação de rua. Os alunos ainda fazem o cabelo e a barba deles... Estamos prestes a abrir uma nova sala, em Alphaville (SP), com o mesmo padrão de qualidade. Quem não consegue pagar uma escola profissionalizante, mas quer mudar sua situação de vida, poderá aprender uma profissão gratuitamente lá.

Qual a importância de educar seu filho com consciência financeira?

Educação financeira deveria fazer parte do currículo escolar. Ensino isso ao meu filho para ele dar valor a tudo que tem. Ele precisa saber que nada vem fácil. E uma criança que aprende a dar valor ao que ganha se tornará um adulto mais consciente e ponderado.

Você se considera consumista?

Já fui quando era bem jovem. Mas, com o tempo, entendemos que precisamos apenas do que é necessário. Pratico o consumo consciente.

O que você teria feito de diferente como mãe se pudesse voltar no tempo?

A verdade é que, como mãe, a gente sempre acha que está errando em uma coisa ou outra. Ser mãe é carregar aquele sentimento de culpa o tempo todo. Ainda assim, não voltaria para mudar nada. Todos os erros e acertos que tive com meu filho me ensinaram muita coisa.

O avançar da idade assusta você?

Confesso que passei apenas cinco minutos pensando: nossa, não tenho mais 30 anos. Agora, já são 41! Mas, logo em seguida, vi que o que mudou foi apenas o número. Sim, claro, meu corpo já não é mais o mesmo, mas está tudo bem. Umas marquinhas, uma ruguinha aqui e outra ali... Tudo isso faz parte da nossa história. Sim, afirmo que não quero ficar enrugada tão cedo, por isso busco por tratamentos que tragam qualidade e tônus muscular. Também cuido da alimentação. Tudo isso porque quero que o tempo chegue para mim com qualidade, e que não seja um susto, dá para entender? Não se trata apenas de cuidar da estética. O emocional e a saúde também fazem parte. É um conjunto da obra.

Num momento em que o desemprego assola o País, o sonho de ser dono do próprio negócio tomou uma proporção ainda maior. Que dicas você dá para quem quer empreender?

“A pandemia mostrou como todos nós somos frágeis e precisamos estar cada vez mais unidos. Ensinou que é na dificuldade que precisamos nos munir de força e buscar aquilo que sonhamos. Para quem quer empreender, com ou sem dinheiro, minhas dicas são:

  • Esteja preparada para trabalhar muito: empreender não é escolher um nicho que está na moda e achar que vai vir dinheiro fácil com ele. Empreender é começar um novo negócio, porém saber que você terá pela frente uma série de missões e desafios.
  • Busque aquilo que te satisfaz e motiva a seguir trabalhando, mesmo frente às dificuldades. 
  • Faça uma pesquisa de mercado: não precisa ser expert. Basta avaliar o lugar onde você mora, se o que tem vontade de empreender é útil para sua região, se existem outras pessoas que já trabalham no mesmo ramo (e, se sim, se questionar até onde acha que vale a pena fazer algo parecido com o vizinho). 
  • Tenha qualificação profissional: quer abrir um salão de beleza? Você precisa conhecer todas as técnicas que serão feitas lá. Para ser um bom chefe, tem que conhecer todas as áreas do negócio. 
  • Cerque-se de pessoas que te tragam suporte.
  • Leve em conta que tudo deve estar na ponta do lápis, do cafezinho à condução diária para chegar ao local de trabalho."