AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / EMPATIA

Diagnosticada com Parkinson, Renata Capucci faz apelo: "Carga tão negativa"

Renata Capucci fez apelo aos seguidores sobre o Parkinson

Renata Capucci falou sobre a doença de Parkinson. - TV Globo
Renata Capucci falou sobre a doença de Parkinson. - TV Globo

Renata Capucci, diagnosticada com parkinson em 2018 - ela só revelou a doença no ano passado, compartilhou um desabafo sobre o tema. A jornalista usou suas redes sociais para fazer um apelo aos seguidores e colegas de profissão sobre a nomenclatura correta.

"Cada vez que alguém escreve 'MAL' de Parkinson em algum lugar, principalmente sendo uma reportagem ou título jornalístico, DÓI na gente. O Parkinson é uma DOENÇA, não temos nenhum MAL! Aliás, essa palavra de carga tão negativa não é sinônimo de doença", iniciou ela.

Em seguida, Capucci fez questão de esclarecer a origem da palavra: "Do francês, maladie = doença, do italiano, malattia = doença. Portanto, amigos e colegas do jornalismo, vamos nos educar, nos informar e ter EMPATIA, por favor. Doença de Parkinson ou simplesmente Parkinson".

A apresentadora de 50 anos finalizou a publicação agradecendo a compreensão daqueles que irão aderir a simples mudança. "Milhões de pacientes, familiares, cuidadores, médicos, fisioterapeutas e todos os que lidam com essa doença tão difícil agradecem".

A primeira vez que Renata falou publicamente sobre seu diagnóstico foi há poucos meses, quando foi convidada do 'Mais Você'. Ela não só se emocionou, como também emocionouAna Maria Braga e os telespectadores durante seu discurso no programa matinal.

RELEMBRE

Renata Capucci emocionou os telespectadores do 'Mais Você' a si mesmo ao falar sobre sua doença pela primeira vez. Ela foi diagnosticada com Parkinson há cerca de quatro anos - mas optou por só divulgar em 2022.

"Eu lembro que eu gritava dentro do carro com o meu marido depois de receber o diagnóstico. É esse choque que você leva ao ter esse diagnóstico, principalmente aos 45 anos", contou a jornalista, que já está com 49.

Clique aqui para ver mais.