AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Famosos

Joana Mocarzel, atriz de 'Páginas da Vida', relata falta de oportunidade para atores com deficiências

Após o fim da novela, ela se dedicou à carreira artística, mas não recebeu convites para retornar à TV

Ives Ferro Publicado em 02/11/2021, às 09h00 - Atualizado às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joana Mocarzel contracenou com Regina Duarte em 'Páginas da Vida' - Divulgação/TV Globo
Joana Mocarzel contracenou com Regina Duarte em 'Páginas da Vida' - Divulgação/TV Globo

Joana Mocarzel, de 22 anos, ficou conhecida quando ainda era criança. Em 2006, ela roubou a cena como a Clarinha da novela ‘Páginas da Vida’, que será reprisada no canal Viva a partir do dia 22 de novembro. 

Na história, ela era rejeitada pela avó, Marta (Lilia Cabral), e foi adotada por Helena (Regina Duarte). Mesmo com o sucesso que fez na época, anos depois, a artista ainda sente que a classe artística exclui atores com deficiências.

Em entrevista à AnaMaria Digital, Joana explica o motivo de não ter voltado às novelas depois do término do folhetim de Manoel Carlos, o único trabalho televisivo de sua carreira. “Não rolaram mais convites de TV”, conta a atriz, que cursou o ensino médio completo e se formou em teatro. 

Clarinha tinha um irmão, Francisco, interpretado pelo ator Gabriel Kaufmann na trama. Diferentemente dela, o jovem foi chamado para outros trabalhos na emissora e chegou a fazer sete novelas, além de filmes e séries. Sua última aparição foi em ‘Amor de Mãe’ (2019).


Joana Mocarzel e Gabriel Kaufmann em 'Páginas da Vida'. (Foto: Vídeo Show/ TV Globo)

“Acho que as oportunidades precisam ser dadas às pessoas com deficiências variadas, não só com Síndrome de Down. Essa é uma das formas de melhorar o preconceito”, opina.

Quando mais jovem, Joana era conhecida nas ruas por seu papel como a doce Clarinha. Hoje, a vitrine se tornou as redes sociais, e a artista aproveitou essas ferramentas digitais para expor opiniões sobre assuntos variados. Recentemente, ela criticou Milton Ribeiro, Ministro da Educação, quando ele disse que os alunos com deficiência “atrapalham” os outros estudantes. “Por ser uma pessoa conhecida, acho importante falar minha opinião sobre assuntos de interesse da sociedade”, destaca.


(Foto:Arquivo Pessoal)

NOVELA
Joana tem boas recordações dos bastidores de ‘Páginas’. Do elenco, Fernanda Vasconcellos, Regina Duarte, Jorge de Sá e Thalita Carauta ainda mantém contato com ela. Outra curiosidade lembrada pela atriz é o modo como fazia para gravar as sequências da trama.

“A gente ficava brincando e dando boas risadas, conversando. Eu ia para as gravações todos os dias, à tarde. Quando chegava, não tinha texto para decorar. Os atores e atrizes me faziam perguntas relacionadas à novela, para ver o que e como eu respondia. As cenas da novela foram muito fáceis de fazer”, conclui.

Leia mais: 
'Páginas da Vida': após 14 anos, veja como estão as crianças da novela


(Foto: Vídeo Show/ TV Globo)