AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Moda

Guia para comprar no Brás: como escolher roupas sem experimentar

Se prepare porque é comum as lojas não terem provador ou não permitirem que seus clientes experimentem as roupas; saiba como fazer

*Renata Barros, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 19/01/2024, às 09h21 - Atualizado às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renata Barros e uma de suas clientes em uma loja do Brás - Arquivo pessoal
Renata Barros e uma de suas clientes em uma loja do Brás - Arquivo pessoal

O Brás está no TV, Brasil! Considerada uma das regiões mais populares da cidade de São Paulo, além do maior polo de confecções de roupas do Brasil, o tradicional bairro comercial agora está em destaque no BBB 24, graças a participante Beatriz Reis Brasil que, durante o programa, fez algumas referências sobre sua experiência como vendedora nas lojas da região. E, claro, com a grande repercussão do Big Brother Brasil 24, fazer compras no Brás virou o assunto do momento.

No entanto, se você deseja conhecer o Brás e descobrir como fazer boas compras, saiba que a maioria das confecções e marcas próprias vendem somente para o atacado. Sendo assim, é comum as lojas não possuírem provador ou não permitirem que seus clientes experimentem as roupas em hipótese alguma.

Outras lojas, porém, vendem no “atacarejo”, modelo que mistura atacado e varejo, e deixam as pessoas provarem as peças por cima da roupa do corpo, no meio da loja mesmo. Então, para facilitar sua vida e proporcionar uma boa experiência de compras, preparei este guia com 5 Dicas práticas para comprar roupas no Brás sem experimentar. Confira!

1) ESTILO ESTRATÉGICO

Ao se preparar para um dia de compras no Brás, é essencial ir com um figurino adequado para o ambiente. Evite ir de calças jeans, mangas bufantes ou peças com detalhes como zíperes, botões ou elásticos, que podem dificultar a prova de roupas mais finas e delicadas. Assim, opte por vestir legging e camisetas justas, básicas e confortáveis, que facilitam o processo de experimentar, permitindo que você avalie as peças por cima do seu traje. E uma dica extra: vá com sapato confortável e prático.

2) PRECISÃO NO ACABAMENTO

Olhe a peça pelo avesso e analise se não existem costuras tortas, desfiadas, mal acabadas ou zíperes emperrados. Nesta hora, atenção redobrada com golas, decotes, cavas, fendas e transparências. Pense com que tipo lingerie você poderá usar com a roupa. Será necessário usar saiote, shortinho ou top? Fique atenta porque algumas peças só podem ser utilizada com lingeries específicas e talvez você só descubra isso na hora de montar o seu look.

3) FOCO NO TECIDO

Cuidado para não cair na cilada de tecidos de baixa qualidade, geralmente disponíveis a preços mais acessíveis. Mesmo que a vendedora garanta que a peça seja de excelente qualidade, cheque a composição do produto na etiqueta. Por exemplo, uma camisa de alfaiataria com a proposta de ser fresca e elegante para o verão pode ter em sua composição 80% de viscose, 10% de algodão e 10% de poliéster. No entanto, uma peça feita inteiramente de poliéster ou acrílico pode ser extremamente desconfortável em dias quentes, chegando a pinicar e causar alergias.

4) ACERTE NO TAMANHO

É aconselhável escolher uma numeração maior sempre que possível. Prefira peças com caimentos soltos, que podem ser personalizadas com o uso de cintos ou ajustadas por uma costureira. Isso porque, caso fique apertada ou pequena, a maioria das lojas não oferece a opção de troca, o que poderia resultar em prejuízo financeiro.

5) FITA MÉTRICA NA BOLSA

Com uma fita métrica, marque as medidas da sua cintura, quadril, seios e ombros, bem como das suas peças de vestuário favoritas, como calças, vestidos e shorts. Leve suas anotações e a fita métrica com você. Quando estiver em uma loja, caso ela disponha de uma tabela de medidas, compare com as suas próprias anotações ou utilize a fita métrica para medir o tamanho das peças e confrontar com seus registros.

Agora, munida dessas dicas valiosas, você estará pronta para desbravar o Brás e realizar suas compras com confiança, mesmo sem a possibilidade de experimentar as roupas. Portanto, aproveite ao máximo a efervescência do bairro, agora sob os holofotes do BBB 24 e transforme sua experiência de compras em uma verdadeira diversão fashion.

*RENATA BARROS é Consultora de Imagem pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especialista em Estilo Pessoal pela Brasilian Image & Style - Nova York. Está no Instagram: @estilorenatabarros, Youtube: @estilorenatabarros e Podcast: Papo de Estilo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!