AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Paladar / DIA DAS MÃES

Dia das Mães: Chef de cozinha ensina receita que foge do jantar tradicional

Dica para quem não quer gastar muito e fazer uma refeição de qualidade no Dia das Mães

Redação Publicado em 08/05/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Dia das Mães é celebrado no dia 14 de maio de 2023 - Foto: Katerina Holmes/ Pexels
O Dia das Mães é celebrado no dia 14 de maio de 2023 - Foto: Katerina Holmes/ Pexels

O Dia das Mães está chegando! A data comemorativa que homenageia as heroínas será celebrada no próximo domingo (14), e muitos filhos decidem levar as mães para um passeio, almoço ou jantar. Mas por que não tentar uma opção mais versátil e fora dos padrões? Cozinhar em casa, ou com a mãe, é visto como ato de amor e aproximação com quem amamos, desse modo, o chef de cozinha João Bispo ensina abaixo a receita de uma pizza saborosa e econômica para este dia especial.

João Bispo, chef de cozinha e proprietário da Pizzaria Todo Sabor, explica que a pizza é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, para ele, pelo menos 99% das pessoas amam o alimento.

O pizzaiolo aproveita para ensinar a clássica pizza de Margherita, que para ele não tem erro. “É uma receita clássica, que leva tomate, queijo e manjericão. A Margherita, inclusive, tem uma história interessante, ela foi inspirada pelas cores da bandeira da Itália, e até hoje ela é uma das mais pedidas. Não tem erro preparar essa delícia para o Dia da Mães", comenta o chef.

RECEITA:

Massa Tradicional:

Ingredientes

300 g de farinha de trigo;

1 colher de sopa de gordura vegetal;

150 ml de água;

10 g de fermento biológico;

Uma colher de sopa de açúcar

Sal a gosto.

Modo de Preparo

Em uma vasilha coloque todos os ingredientes e vá incorporando a massa com a mão, até que ela comece a desgrudar das mãos. Em seguida amasse bem e forme uma bola, deixe-a descansando em uma vasilha coberta por 30 minutos. Passado esse tempo divida a massa em duas e abra com um rolo em forma de discos. Essa receita rende dois discos de pizza. Pronto! A sua massa está pronta.

Caso você tenha uma mãe vegana, a massa é um pouco diferente

10 g de fermento biológico seco

1 colher de chá açúcar mascavo

1 xícara de chá de água morna

3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de café sal

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Para preparar a massa vegana, coloque em uma tigela, a farinha, o sal e misture bem, logo após, coloque o azeite e coloque a esponja de fermento. Misture com as mãos e assim que formar massa, sove por cerca de dez minutos até ficar lisinha.

Coloque um fio de azeite em cima da massa e cubra o compartimento com plástico filme, deixando descansar por uma hora.  Após isso, pegue a massa e sove com um pouco de farinha, realizando o procedimento normal de abrir a massa e dar forma a ela.

Para o cozimento das massas: Coloque em uma forma para pizza untada, e leve para assar em forno preaquecido a 180 °C , por cerca de 25 minutos. A massa pode ser no formato que quiser. Você pode aproveitar a data para fazer uma pizza em formato de coração, por exemplo.

RECHEIO

Mozzarela

Tomates em rodela

Folha de Manjericão

E um pouco de parmesão ralado (pode ser utilizado o queijo vegano)

Preparar essa receita não tem erro: é fácil, versátil e não é necessário gastar tanto para um bom dia das mães. Sirva com um vinho ou com a bebida de sua preferência. Bom apetite!