AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Fã de 'Chaves'? Relembre a passagem dos atores do seriado pelo Brasil

Nessa viagem ao tempo, reveja os atores de 'Chaves' que vieram ao Brasil para receber o carinho dos seus fãs

*Rodrigo Ceribelli, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 17/08/2023, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Antonieta de Las Nieves, nossa querida Chiquinha, veio participar do Programa do Ratinho. - SBT
Maria Antonieta de Las Nieves, nossa querida Chiquinha, veio participar do Programa do Ratinho. - SBT

O SBT está prestes a completar 42 anos e, para celebrar a data, esta coluna decidiu relembrar diversas curiosidades sobre o seriado, que chegou no Brasil no dia 24 de agosto de 1984, como atração do vespertino 'TV Powww!'. Paulo Barboza, radialista e apresentador já falecido, foi o responsável pelo anúncio do primeiro episódio do programa, que recebeu o nome de 'Caçando Lagartixas'.

Tanto 'Chapolin Colorado', quanto 'Chaves', foram adquiridas pelo SBT no início dos anos 1980, em meio a um pacote com diversas atrações da TV mexicana. É desta mesma leva a clássica novela 'Os Ricos também Choram'.

Roberto Gómez Bolaños, criador e intérprete dos famosos personagens, não poderia imaginar o quão eterna seria sua obra, tão bem reconhecida no mundo inteiro. Um roteiro divertido e com crítica social, que conta a história de um menino pobre que vivia em uma vila no México, sem o pai e a mãe, e que se envolvia em muitas confusões com seus amigos e outros integrantes da vizinhança.

Para os fãs de 'Chaves', não é novidade que muitos atores interpretaram mais de um personagem na história. Podemos citar, por exemplo, Florinda Meza. Além de interpretar a Dona Florinda, ela também fazia a menina Pópis, sobrinha da personagem. E que tal Edgar Vivar, que viveu o Seu Barriga e o menino Nhonho, que não mora na vizinhança, mas estuda no mesmo colégio das crianças do bairro.

Carlos Villagrán, que ficou conhecido como o Quico, também fez o papel do pai dele, Frederico, em uma única aparição. Já María Antonieta de Las Nieves deu vida a Chiquinha e a Dona Neves, bisavó da menina, e que também causou alvoroço na vila ao organizar uma greve no restaurante de Dona Florinda, certa vez.

ATORES EM TERRAS BRASILEIRAS

Kiko no Programa Livre
Crédito da imagem: SBT

Carlos Villagrán foi o primeiro ator do elenco a visitar o Brasil. Entre 1995 e 1997, o nosso querido Quico, veio com o seu circo ao nosso país, passando em diversas cidades do Sul e Sudeste. Também participou do 'Programa Livre', que era apresentado por Serginho Groisman e ainda deu uma entrevista ao 'Jô Soares Onze e Meia'. Entre muitas curiosidades e revelações, afirmou não usar nada para fazer suas bochechas. "Aquilo é uma técnica natural”, exaltou.

Em 1996, Rubén Aguirre - intérprete do professor Girafales - também esteve no país, fazendo shows na fronteira com o Paraguai, em cidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Rubén disse que fazia seus shows em português, auxiliado por uma professora que lhe ensinava o idioma.

Edgar Vivar também não esconde sua paixão pelo Brasil, tanto que já visitou o país inúmeras vezes. A primeira foi em 2003, quando o ator participou do programa 'Falando Francamente', apresentado por Sônia Abrão no SBT. Na ocasião, ele teve um encontro com seu dublador, Mário Vilela. Ele volta aqui em novembro.

Seu Barriga no Domingo Legal
Crédito da imagem: SBT

Em 2010, inclusive, Carlos Villagrán e Edgar Vivar estiveram juntos no Brasil, para participar do evento de fãs chamado “Festival da Boa Vizinhança”. Nele, Carlos Villagrán e seu dublador, Nelson Machado, se encontraram novamente.

Em 2011 foi a vez de Maria Antonieta de Las Nieves, nossa querida Chiquinha, a convite do SBT veio participar do 'Programa do Ratinho'. Ela retornou em 2013, com uma turnê que passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sempre acompanhada da dubladora Cecília Lemes.

Florinda Meza, esteve no Brasil em 2015 para participar do 'Programa do Ratinho' e do 'Domingo Legal', no SBT. Em conversa com jornalistas antes do programa, Florinda falou sobre a perda do marido, Roberto Bolaños, morto em 2014, aos 85 anos.

Na entrevista, Florinda declarou ter escolhido o Brasil porque o casal sempre foi muito querido pelos fãs do Brasil. "Ele ficava muito comovido com o carinho de vocês. Chego a me perguntar se eu realmente mereço tanto carinho!”, contou, antes de completar: “Roberto uniu a América Latina mais do que qualquer político." Foi aqui, inclusive, que ela falou publicamente pela primeira vez sobre a morte do marido.

Florinda Mezza no SBT
Crédito da imagem: SBT