AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Política

Bolsonaro sobre prêmio a Chico Buarque: ''Até 31 de dezembro de 2026, eu assino''

Presidente sinalizou que não deve assinar diploma concedido a Chico Buarque pelo Prêmio Camões

Da Redação Publicado em 09/10/2019, às 11h07 - Atualizado às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
air Bolsonaro disse ainda ter tempo para assinar diploma - Instagram/Jair Bolsonaro
air Bolsonaro disse ainda ter tempo para assinar diploma - Instagram/Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro avisou, nesta terça-feira (8), que não deve assinar o diploma que será concedido a Chico Buarque por ele vencer o Prêmio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o presidente foi questionado sobre o assunto na entrada do Palácio da Alvorada. Inicialmente, ele respondeu que sua decisão seria segredo.

"Eu tenho prazo? Até 31 de dezembro de 2026, eu assino", respondeu, citando uma possível reeleição. Vale ressaltar que o atual mandato de Jair Bolsonaro termina em dezembro de 2022. A cerimônia de entrega está prevista para abril de 2020. 

O valor total do prêmio é de 100 mil euros (algo em torno de R$ 447 mil), que será pago por Brasil e Portugal. A parcela brasileira já foi depositada em junho, mas o diploma ainda não foi assinado.

NADA DE ASSINAR
As três vias do documento já foram assinadas pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. As cópias já chegaram ao governo, e estão sob os cuidados de Osmar Terra, a quem a cultura está subordinada, para receberem a assinatura de Bolsonaro.

VISITA
Além disso, o Itamaraty vetou a exibição de um filme baseado na vida do artista, no Uruguai. A película seria atração no 'Brazil Film Festival 2019', que ocorrerá em outubro, e é patrocinado pela Embaixada brasileira no país.

Após o ocorrido, Buarque visitou o ex-presidente Lula na carceragem da Superintendência da PF, em Curitiba (PR). Depois do encontro, o cantor pediu pela liberdade de expressão.