Bruno Covas morre, aos 41 anos, após longa batalha contra câncer

Prefeito de São Paulo (SP) estava internado desde o início de maio

Da Redação Publicado domingo 16 maio, 2021

Prefeito de São Paulo (SP) estava internado desde o início de maio
Bruno Covas posa com o filho, Thomas - Instagram/@brunocovas

Bruno Covas (PSDB) morreu na manhã deste domingo (16), em São Paulo (SP), aos 41 anos. Ele estava em tratamento contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Internado desde o dia 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, o político apresentou piora em seu estado de saúde e teve quadro considerado irreversível pela equipe médica no início da noite da última sexta-feira (14) . 

"O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu hoje às 08:20 em decorrência de um câncer da transição esôfago gástrica, com metástase ao diagnóstico, e suas complicações após longo período de tratamento. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de maio, sob os cuidados das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Roberto Kalil", diz a nota divulgada pela Prefeitura de São Paulo.

O político estava hospitalizado desde o começo deste mês após apresentar um sangramento agudo na cárdia, região que liga o estômago e o esôfago, lugar em que teve registrado seu primeiro tumor, em 2019. Neste meio tempo, ele foi para UTI, onde acabou intubado e extubado no mesmo dia, e foi transferido para um leito no semi-intensivo. 

De acordo com informações do G1, as sessões de quimioterapia que estavam previstas foram suspensas por conta do sangramento e Covas realizou sessões de radioterapia. O político estava licenciado desde o início de maio, deixando Ricardo Nunes (MDB), seu vice, no comando da prefeitura de São Paulo.

Bruno Covas foi diagnostica com câncer em 2019. Após quatro meses de quimioterapia, conseguiu frear a doença. Em abril de 2021, porém, o quadro do prefeito teve complicações. Foi descoberto que o tumor estava novamente em metástase com novos pontos da doença no fígado e ossos.

NETO DE POLÍTICO
Bruno Covas Lopes nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 7 de abril de 1980. Atual prefeito da cidade de São Paulo, ele também era advogado e economista.

Em sua carreira como político, foi deputado estadual, secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, presidente do Juventude do PSDB, deputado federal e Secretário das sub-prefeituras de São Paulo.

Virou prefeito da capital paulista em 6 de abril de 2018, após o então dono do cargo, João Dória, renunciar para participar das eleições estaduais -as quais acabou vencendo. Em 2020, Covas foi reeleito prefeito de São Paulo, após conseguir o feito inédito de vencer em todos os distritos eleitorais da cidade no primeiro turno.

Em relação a sua vida pessoal, ele é neto do ex-governador do estado de São Paulo, Mário Covas. Também foi casado com Karen Ichiba e, juntos, são pais de Tomás Covas Lopes, atualmente com 15 anos.

No último Dia das Mães, em 9 de maio, o prefeito chegou a homenagear não apenas a própria, mas também a ex-mulher. Neste dia, o prefeito publicou uma imagem onde aparecia sorridente e revelando que não tinha perdido a motivação em suas redes sociais.

"Continuo a lutar aqui no hospital. Sem baixar a cabeça e sem perder minha motivação. Muita força, foco e fé. Espero logo estar junto de vocês para agradecer por todo carinho".

 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 08:16:06 (1145007).