AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como o signo ascendente afeta a nossa personalidade?

Professora de astrologia explica que é comum se identificar mais com os traços do ascendente do que com o signo solar

Naty Falla Publicado em 10/07/2020, às 16h10 - Atualizado em 14/07/2020, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esse termo é como o indivíduo se ‘ascende’ para o mundo - Pixabay/MiraCosic
Esse termo é como o indivíduo se ‘ascende’ para o mundo - Pixabay/MiraCosic

O momento em que a pessoa nasce e respira pela primeira vez é o que define o signo ascendente na astrologia. E quando se fala de mapa astral, ele é fundamental para identificar as principais características da pessoa, justamente com o signo solar e o lunar. De forma geral, o ascendente mostra como nós nos expressamos, nosso corpo físico, nossa personalidade e até o que escondemos. 

“É como o indivíduo se ‘ascende’ para o mundo e para o outro, sua aparência externa, muitas vezes usada como arma de defesa em situações incertas. Ele sempre será como a pessoa manifesta o seu interior de forma exterior. Basicamente, é como os outros nos percebem”, explica a professora de astrologia Vanessa Alvaiz, em entrevista para AnaMaria Digital. "É comum se identificar mais com os traços do ascendente do que o seu signo solar, porque o sol é nossa essência, e o ascendente é como nós nos apresentamos ao mundo."

A especialista ainda dá um exemplo: “Se colocarmos 12 pessoas do mesmo signo solar, mas que tenham ascendentes diferentes, frente a uma mesma situação, veremos 12 reações diversas e 12 pontos de vista”, ressalta. 

SEGREDINHO DO ASCENDENTE 

Vanessa Alvaiz conta que, para completar uma análise de personalidade, é preciso olhar onde está o planeta regente do ascendente, pois a posição dele mostra como é manifestada a nossa circunstância de vida, o que mais nos emotiva e onde podemos ter mais experiência. "A regência do ascendente é uma espécie de deus pessoal nesta vida e deve ser tão reverenciado quanto o o signo solar", analisa.

Portanto, é muito importante saber o planeta regente do ascendente, a fim de entender melhor como você funciona no mundo. Mas, atenção: não basta apenas saber se o seu ascendente é em Virgem, Escorpião ou Aquário, por exemplo. Preciso saber também qual o planeta que rege esse signo. 

“A astrologia não é somente um meio para satisfazer a curiosidade, mas para buscar a evolução e o aperfeiçoamento. O ascendente nos mostra qual é o nosso primeiro impulso, aquele chamado que ouvimos e isto é mostrado pelo planeta que o rege”, explica a professora.

CARACTERÍSTICAS DO ASCENDENTE 

Para isso, veja qual signo está o planeta que rege o seu ascendente e depois confira o seu mapa astral. 

  • Áries: Extrovertido, teimoso e líder. Independente, corajoso e dinâmico.  Que signo está seu Marte?  
  • Touro: Calmo, lento e pacífico. Capacidade de trabalho, apreciação da beleza e do luxo. Que signo está sua Vênus?
  • Gêmeos: Comunicativo, flexível e habilidoso. Aprecia a arte, trabalhos manuais e os diálogos. Que signo está seu Mercúrio?
  • Câncer: Sensibilidade aguçada, sonhador e “mãe de todos”. Forte ligação com a família e ótimo poder de memória. Que signo está sua Lua?
  • Leão: Vaidoso, orgulhoso e egocêntrico. Extrovertido, gosta de aparecer e é romântico. Que signo está seu Sol?
  • Virgem: Ordeiro, prático e crítico. Sistemático, prestativo e tímido. Que signo está seu Mercúrio?
  • Libra: Diplomático, charmoso e com grande senso de justiça. Simpático, sociável e agradável. Que signo está sua Vênus?
  • Escorpião: Reservado, sensível e misterioso. Teimoso, irônico e forte poder espiritual. Que signo está seu Plutão?
  • Sagitário: Engraçado, franco e agitado. Poder de influenciar e de convencer os outros. Que signo está seu Júpiter?
  • Capricórnio: Ambicioso, responsável e trabalhador. Resistente, disciplinado e econômico. Que signo está seu Saturno?
  • Aquário: Original, independente e criativo. Amigável, humanitário e com grande senso de liberdade. Que signo está seu Urano?
  • Peixes: Generoso, sentimental e tímido. Compassível, impressionado e desligado. Que signo está seu Netuno?