AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / INAUGURAÇÃO

Após seis anos, estátua de Nossa Senhora Aparecida de 50 metros é inaugurada em SP

Escultura é maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro

Da redação Publicado em 09/10/2023, às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Nossa Senhora Aparecida inaugurada no interior de SP - Instagram
Estátua de Nossa Senhora Aparecida inaugurada no interior de SP - Instagram

A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, ganhou uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, inaugurada no último sábado (7). A escultura, que começou a ser construída há seis anos, tem 50 metros e chegou a ser barrada por uma decisão judicial.

A estátua é assinada pelo escultor Gilmar Pinna e tem 45 metros, além de 5 metros de base. Com isso, ela é ainda maior que o Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro, que tem 38 metros ao todo.

A peça é feita em aço e começou a ser esculpida em 2017. A escultura, no entanto, não foi inaugurada antes por causa da Justiça, que proibiu a instalação em 2019.

Isso porque a ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) questionou a legalidade da escultura que foi construída com cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos. Entretanto, em março de 2022, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e liberou que a obra fosse concluída. Desde então, ela estava em reforma.

Para o desembargador Ponte Neto, o turismo religioso é a principal fonte econômica da cidade de Aparecida e, portanto, a estátua iria movimentar ainda mais a economia da cidade.

PROMESSA

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o escultor Gilmar Pinna revelou que a obra é fruto de uma promessa que ele fez há 38 anos. Tanto que, inicialmente, foi o próprio artista que investiu dinheiro na construção.

"Em valores atuais já gastei cerca de R$ 8 milhões nela. Mas teve problema na Justiça, fruto de intolerância religiosa. Ficou tudo parado desde 2019 e vandalizaram, roubaram várias partes", disse o artista.

A estátua de Nossa Senhora Aparecida fica a cerca de 3 quilômetro da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e pode ser vista a uma distância de 6 quilômetros.