AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / PRESIDENTE

“Foi a democracia a grande vitoriosa”, diz Lula em seu primeiro discurso

Lula agradeceu aos eleitores e falou sobre democracia em seu discurso

Lula fez seu primeiro discurso como presidente do Brasil. - Twitch/@willoferreira
Lula fez seu primeiro discurso como presidente do Brasil. - Twitch/@willoferreira

Após chegar ao Congresso ao lado de Janja e assinar o termo de posse, Lula foi oficializado como o 39º presidente da República Federativa do Brasile já fez seu primeiro discurso no cargo.


O petista iniciou sua fala relembrando as eleições disputadas e vencidas contra Jair Bolsonaro e agradeceu a “consciência política da sociedade brasileira” por sua vitória. Além disso, Lula afirmou que a democracia foi a grande vitoriosa na disputa.


“Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”, disse.


Lula voltou a citar o último governo ao afirmar que a guerra contra a fome volta a ser a maior prioridade do país. Ele também discursou sobre temas como pandemia, fake news e liberdade de expressão.


“O período que se encerra foi marcado por uma das maiores tragédias: a Covid-19. Em nenhum outro país a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil, um dos países mais preparados para enfrentar emergências sanitárias, graças ao SUS”.


ALGUMAS PROMESSAS

Além da luta contra a fome, o atual presidente também classificou a preservação do meio-ambiente como uma de suas prioridades. De acordo com a fala de Lula, a sua meta é alcançar o desmatamento zero na Amazônia além da emissão zero de gases do efeito estufa na matriz elétrica.


Lula seguiu citando a área ambiental e afirmou que o desmatamento e a degradação do ambiente não serão tolerados em seu governo. Por outro lado, alcançar a liberdade e oportunidade de criar, plantar e colher será um grande objetivo.


“Nenhum outro país tem as condições do Brasil para se tornar uma grande potência ambiental. Vamos iniciar a transição energética e ecológica para uma agropecuária e uma mineração sustentáveis, uma agricultura familiar mais forte, uma indústria mais verde”, afirmou o petista.