AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Morre Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, aos 83 anos

Cantora ganhou um Grammy pela versão em inglês de 'Garota de Ipanema'

Da redação Publicado em 06/06/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astrud Gilberto morreu aos 83 anos - Getty Images
Astrud Gilberto morreu aos 83 anos - Getty Images

Morreu a cantora baiana Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, aos 83 anos, na noite da última segunda-feira (5). A informação foi anunciada pela neta da artista, Sofia Gilberto, em uma publicação nas redes sociais na madrugada desta terça-feira (6).

O post, que foi encabeçado pela música 'Linda Sofia', composta por Astrud em homenagem à neta, fez referência à carreira da cantora. "Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto."

"Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", escreveu. A artista ganhou um Grammy em 1965 pela versão em inglês da canção 'Garota de Ipanema', que popularizou a faixa ao redor do mundo. Foi a primeira vez que uma brasileira ganhou o prêmio.

A causa da morte não foi informada. A cantora deixa dois filhos: o baixista Marcelo Gilberto e Gregory Larorsa, de seu segundo casamento.

VIDA E OBRA

Astrud iniciou a carreira musical em 1960, mas o primeiro álbum, 'Getz/Gilberto', só foi lançado três anos depois quando se mudou para os Estados Unidos com o marido e cantor João Gilberto.

O ano seguinte marcou o começo de sua carreira solo, uma vez que se separou do artista. Assim, em 1965, ela lançou o primeiro disco solo de uma extensa carreira internacional. Ao todo, a artista produziu 19 álbuns até 2003, levando o ritmo da Bossa Nova para o inglês.

Além do Grammy, Astrud conquistou o Latin Jazz USA em 1992 e também integrou o International Latin Music Hall of Fame em 2002. Seis anos depois, ela venceu o Grammy Latino por sua 'excelência musical'.