AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Papa Francisco passará por cirurgia de emergência nesta quarta-feira

Publicação do Vaticano afirmou que o pontífice ficará hospitalizado por alguns dias

Da redação Publicado em 07/06/2023, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco será submetido a uma cirurgia nesta quarta-feira (7) - Instagram/@vaticannewspt
Papa Francisco será submetido a uma cirurgia nesta quarta-feira (7) - Instagram/@vaticannewspt

O Papa Francisco, de 86 anos, passará por uma cirurgia de emergência na tarde desta quarta-feira (7), no Hospital Gemmeli, em Roma, devido ao risco de obstrução intestinal, como informou o Vaticano. Devido ao procedimento, o pontifíce ficará hospitalizado por alguns dias.

A intervenção cirurgica se faz necessária diante do agravamento dos sintomas apresentados por Francisco. “A operação, preparada nos últimos dias pela equipe médica que atende o Santo Padre tornou-se necessária por causa de uma hérnia incisional que provoca síndromes de obstrução recorrentes, dolorosas e em vias de agravamento”, afirmou Matteo Bruni, diretor do serviço de imprensa da Santa Sé.

Apesar do caráter de urgência, o papa argentino presidiu a audiência geral na Praça de São Pedro na manhã desta quarta-feira para milhares de fiéis. Logo em seguida, ele foi encaminhado para o hospital.

"No começo da tarde, será submetido a uma operação de laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral”, explicou Bruni.

SAÚDE FRÁGIL

No final de maio, o papa Francisco foi internado no Hospital Gemmeli para tratar de uma infecção respiratória. Ele mesmo afirmou ao canal Telemundo que o quadro foi tratado "a tempo" e que poderia ter piorado se esperasse por mais algumas horas.

Já em 2021, o pontífice ficou quase dez dias internado para uma cirurgia no cólon, da qual sofreu “sequelas” da anestesia. Além disso, o Santo Padre também sofre dores crônicas no joelho direito, que o obrigam a usar cadeira de rodas ou bengala para se deslocar.

A saúde frágil de Francisco levanta rumores de uma eventual renúncia, como ocorreu com Bento XVI, mas ele mesmo já negou a possiblidade. O pontífice mantém a agenda de viagem dos próximos meses, sendo agosto para Portugal e setembro para Mongólia e França.