AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Polêmica

Professora que teria história de superação eternizada em filme não possui diploma de Harvard

Professora Joana D'Arc Felix possui uma série de irregularidades em seu currículo

Da Redação Publicado em 15/05/2019, às 09h51 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joana não possui diploma de Harvard - Divulgação
Joana não possui diploma de Harvard - Divulgação

A professora de ensino técnico Joana D'Arc Félix ficou conhecida por sua história de superação. Até mesmo um filme, protagonizado por Thais Araújo, seria gravado mostrando sua trajetória, desde que saiu da miséria até chegar a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Mas, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o diploma de pós-doutora em química orgânica apresentado por ela é falso.

A informação foi descoberta após a publicação pedir documentos, além trabalhos realizados por ela enquanto estudava na famosa instituição. Os papéis foram enviados para Harvard, que afirmou não emitir diplomas de pós-doutorado, além de alertar sobre um erro de ortografia no papel.

Outra questão é que haviam duas assinaturas no suposto diploma. Uma delas seria do professor emérito de Química em Harvard, Richard Hadley Holm. Procurado, ele afirmou que a assinatura era falsa e que não era o chefe de departamento naquela época. "Nunca ouvi falar da professora Sousa”, disse para a publicação.

SEM REGISTRO
Além disso, Joana afirmou ter recebido uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), dinheiro com o qual teria realizado uma suposta pesquisa nos Estados Unidos. No entanto, o órgão não reconhece o nome dela em nenhum de seus registros.

A professora frisava em diversas palestras ter entrado na universidade aos 14 anos e completado a graduação aos 17. Contudo, nos registos de matrícula da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), consta que ela deu início aos estudos quando tinha 19 anos.