AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vigilantes do Peso muda fórmula de pontos a passa a ter reuniões virtuais

Nova versão promete ajudar os usuários a identificar o açúcar presente nos alimentos

Da Redação Publicado em 01/09/2020, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
WW Vigilantes do peso estipula nova tabela de pontos adaptada para emagrecer em casa - Divulgação
WW Vigilantes do peso estipula nova tabela de pontos adaptada para emagrecer em casa - Divulgação

Em meio a nova realidade promovida pela pandemia do Covid-19, o Vigilantes do Peso lançou um projeto diferenciado para promover a perda de peso em casa, sem a necessidade  do associado comparecer às reuniões presenciais. O programa personalizado 'Do meu jeito', oferece mais flexibilidade para Associados no processo de emagrecimento. 

Lançado oficialmente nesta terça-feira (1º), a ideia do programa digital é criar planos e opções adaptadas ao estilo de vida de casa Associado. O planejamento é realizado por meio de uma avaliação dos hábitos alimentares do indivíduo. Graças às inovações digitais, o programa foi ampliado para o território nacional, promete reduções na fome e nos desejos por um ou outro alimento.

De acordo com Marcello Ursini, General Manager do WW Vigilantes do Peso no Brasil, a pandemia do novo coronavírus acabou adiantando o lançamento do novo modelo.  Parte da importância dos novos benefícios concedidos pelo 'Do meu jeito', vem da realidade imposta pela pandemia do coronavírus, segundo a empresa. Para eles, foi possível perceber que não só as pessoas precisavam de adaptação para manter hábitos saudáveis em casa, mas também que a obesidade foi várias vezes listada como fator de risco, principalmente entre adultos de 25 a 34 anos e 35 aos 44 anos.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA?
Primeiramente, o associado fará uma avaliação pessoal baseada em suas preferências alimentares, hábitos e estilo de vida, além do foco em relação à perda ou manutenção do peso. No passado, as recomendações no programa levavam em consideração somente a idade, altura, peso e sexo biológico de cada um. Para quem já é Associado ao programa, a avaliação também estará disponível para direcioná-los à melhor opção de plano.

O cruzamento desses dados, direciona o Associado a uma das opções de planos disponíveis no ‘Do meu jeito’, diferenciadas pelas cores verde, azul e roxo, que seguem um novo sistema de pontos: os PontosSmart.

Eles vão além da perda de peso e simplificam a alimentação saudável, traduzindo informações nutricionais complexas em um número. O cálculo considera calorias, gordura saturada, proteínas e açúcar de cada alimento. As calorias estabelecem a linha de base de quantos PontosSmart valem os alimentos. A proteína reduz a quantidade de pontos que algo "custa". Já o açúcar e gordura saturada aumentam o número.

IDENTIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS 
Sendo assim, as principais diferenças entre as três cores são a quantidade de PontosSmart para consumo diário e quantos alimentos PontosZero (que não possuem pontuação no programa e não precisam ser monitorados por serem considerados a base de um padrão alimentar saudável) são sugeridos para cada grupo, incentivando a escolha por alimentos como frutas frescas, vegetais e proteínas magras e grãos integrais:

  • Verde: possui uma cota diária considerável de PontosSmart e mais de 100 alimentos PontosZero (frutas e vegetais);
  • Azul: possui uma cota diária moderada de PontosSmart e mais de 200 alimentos PontosZero (frutas, vegetais e proteínas magras);
  • Roxo: possui uma cota diária modesta de PontosSmart e mais de 300 alimentos PontosZero (frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais).

“O Vigilantes do Peso, incorporando a mais recente ciência nutricional e de mudança de comportamento, os guiará a um plano que melhor se ajuste de acordo com suas respostas. Assim, a mudança de hábito acontece de forma gradual e consciente, respeitando as rotinas e preferências de cada um", explica Matheus Motta, nutricionista da empresa.

Cada plano também fornece receitas e conteúdo personalizados, assim como diferentes recomendações sobre atividades físicas, bem-estar e a manutenção de uma boa rotina de sono. O associado tem autonomia para modificar informações do app, se os seus objetivos mudarem ao longo do programa.

“Entendemos internamente que nossos Associados buscam algo ainda mais flexível e personalizado. Diante disso, mudamos nosso programa de forma a entregar uma experiência aprimorada que vá ao encontro do nosso objetivo de ajudar as pessoas a adotarem hábitos novos e mais saudáveis. No fim do dia, é isso que buscamos: colaborar na construção de um estilo de vida mais saudável para que, desta forma, as pessoas possam alcançar seus próprios objetivos, seja emagrecer ou se alimentar melhor”, completa Marcello Ursini.

MEDINDO O AÇÚCAR DOS ALIMENTOS 
Além de todas as inovações, WW Vigilantes do Peso também desenvolveu para o app uma ferramenta para medir o índice de açúcar nos alimentos, já que essa informação é essencial para os PontosSmart. Segundo levantamento recente da empresa, realizado em parceria com a Opinion Box com 1 mil respondentes em todo o Brasil, apenas 23% da população brasileira lê sempre ou quase sempre os rótulos

A funcionalidade mostra, por meio de um algoritmo, a quantidade de açúcar presente nos alimentos e sua correspondência em valor de PontosSmart, a partir de outros componentes da fórmula descritos no código de barras. O cálculo foi desenvolvido por meio de um sistema modelado com base na quantidade de açúcar em mais de 400 mil alimentos de outros países onde a empresa atua, semelhantes aos disponíveis no mercado brasileiro e com alto índice de acerto.

O mesmo levantamento feito pela empresa mostrou ainda que, apesar de 85% dos participantes saberem que quantidade recomendada por dia de açúcar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até seis colheres de chá (25g), 37% afirmam consumir acima disso. Para o usuário, o recurso vai ajudar na leitura das tabelas de alimentos industrializados e indicar quantos gramas de açúcar têm, dentre as demais informações nutricionais, tornando o Associado ainda mais livre e consciente para fazer as próprias escolhas sobre o que quer consumir.