AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Fim de ano

Como a sua alimentação pode afetar a sua pele? Dermatologista explica

Uma má alimentação afeta diretamente a qualidade e saúde da sua pele, afirma dermatologista

Da redação Publicado em 22/12/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alimentação ruim pode afetar a saúde de sua pele sua pele? - Amanda Dalbjorn/Unsplash
Alimentação ruim pode afetar a saúde de sua pele sua pele? - Amanda Dalbjorn/Unsplash

Não temos dúvidas que a pele é nosso cartão de visitas. Exatamente por isso, cada vez mais estratégias têm sido pensadas para cuidar dela. No entanto, até mesmo para quem possui o hábito de cuidar da saúde da sua pele, a época de fim de ano é um grande desafio.

Com as tradicionais ceias fartas, noites em claro e mudanças de rotina, os cuidados com a pele podem ficar de lado, o que é ainda mais prejudicial com um erro muito comum nesse período: uma alimentação errada. 

“Quando se pensa em uma pele saudável não se pode ligar diretamente apenas a cosméticos, por exemplo, é preciso pensar em hábitos de vida. Uma alimentação desequilibrada e rica em alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares pode impactar negativamente a saúde da pele. O consumo excessivo desses alimentos pode levar a problemas como acne, pele oleosa, inflamações e até mesmo agravar condições como eczema e psoríase", explica a dermatologista Nicolly Machado.

COMO MANTER A PELE SAUDÁVEL?

As festas de fim de ano podem ser um verdadeiro deslize para quem já vem de uma longa jornada de cuidados com a pele, por isso, a palavra-chave é o equilíbrio. "Não basta excluir tudo da ceia de Natal, por exemplo. É preciso fazer escolhas conscientes”.

Nicolly Machado destaca: “Evite comidas com muita gordura, açúcar, alimentos muito processados e inflamatórios, além de ter cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas e exageros na alimentação." Sim, porque o grande inimigo da pele no fim do ano são os hábitos errados.

“Quem comete excessos com comidas e bebidas no fim de ano, geralmente tem esses hábitos na sua vida diária, isso sim prejudica fortemente a saúde da sua pele no longo prazo, por isso, a chave é incorporar os cuidados não só no fim de ano, mas durante todo o ano”, afirma a dermatologista.

VEJA 3 DICAS FÁCEIS PARA MANTER A PELE EM DIA

  1. Hidratação adequada: beber bastante água ajuda a manter a pele hidratada, especialmente durante festas com bebidas alcoólicas e comidas salgadas.
  2. Consumo equilibrado: opte por alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais coloridos, que combatem danos à pele causados pelo estresse e pela alimentação menos saudável das festas.
  3. Controle de açúcar e gordura: reduza o consumo de doces, frituras e alimentos gordurosos, já que o excesso pode causar inflamações na pele e piorar condições como acne.