AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / FIM DE ANO

Pressão no final do ano? Especialista explica como lidar com a ansiedade

Natal e Ano Novo podem ser carregados de sentimentos bons, mas também de frustrações

Da redação Publicado em 23/12/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira como lidar com a pressão do ano novo - Unsplash
Confira como lidar com a pressão do ano novo - Unsplash

Natal e Ano Novo são datas que proporcionam diversos sentimentos, sobretudo muita alegria, afinal, representa a chegada de uma nova fase. No entanto, essa época do ano também pode gerar melancolia, por causa de processos encarados ao longo dos últimos 365 dias.

O psicólogo Alexander Bez afirma que o fim do ano representa o fechamento de um ciclo, em que é comum fazer um levantamento do que foi conquistado ao longo dos meses. Com isso, é inevitável o contato com algumas frustrações.

"É comum que as pessoas entrem em pânico por deixar algumas coisas de última hora. O encontro com os familiares pode ser frustrante para algun, principalmente se estiver presente algum familiar que já tenha tido um desentendimento ao longo do ano”, diz o psicólogo.

Ele acrescenta: “Quando comportamentos como esse se tornam repetitivos, o final do ano assume um aspecto triste, e não mais festivo.”

Mas, este é apenas um dos motivos que podem trazer melancolia nesta época. Veja a seguir, outros fatores que podem causar tristeza no fim do ano e como lidar com eles.

1. O PASSADO AFETA O PRESENTE

As experiências de anos anteriores também exercem influência sobre a forma que nos sentimos. "Alguns se sentem depressivos por não terem mais seus entes queridos, fator que desencadeia lembranças e, consequentemente, tristeza e melancolia", diz Alexander.

Segundo o psicólogo, o ideal neste momento é estar cercado de pessoas que gostamos, aumentando a interação com elas o máximo possível. Seja um amigo, um namorado ou um vizinho, o importante é estar ao lado de companhias agradáveis.

2. PAIS DIVORCIADOS

Uma das consequências de ter pais separados é a divisão das datas comemorativas, algo que pode acabar desencadeando desconforto e até mesmo ansiedade.

Para contornar a situação, Alexander Bez aconselha que os pais estejam preparados para dialogar sobre a situação de forma aberta com os filhos, sem supervalorizar a questão.

3. COBRANÇA

É comum que no fim do ano as pessoas comecem a fazer uma avaliação de tudo que as cerca. Com isso, podem surgir novas cobranças de ordem familiar, religiosa, profissional ou até mesmo internas.

“As cobranças internas são formadas por metas que não fomos capazes de realizar. Todos estes fatores podem gerar uma crise. Entretanto, há formas de reduzir o mal-estar que isso causa”, explica o especialista.

4. IDEALIZAÇÃO EXCESSIVA

Não há dúvidas de que essa é uma época muito comum para fazer aquela lista de promessas e objetivos, não é mesmo? Com o novo ano se aproximando, é possível desenvolver uma compulsão por estabelecer metas.

"A véspera de ano novo traz o que se chama de prospectiva global: Todos estão festejando, fazendo cobranças e promessas para o próximo ano. Consequentemente torna-se impossível não ser atingido pela carga emocional gerada por estes fatores", diz Bez.

O psicólogo afirma que conhecer nossos próprios limites é um caminho para que sejamos mais gentis com nós mesmos. "Tendo um maior autoconhecimento, conseguimos equilibrar o dia a dia, trabalhando a mente para sofrer uma menor influência de pressões e cobranças", finaliza ele.