AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Roupas

Como a etiqueta da roupa pode ajudar a preservar sua peça de algodão na lavagem

A etiqueta é importante pois traz informações sobre como manter suas roupas com aspecto de novas e bem cuidadas

Da Redação Publicado em 16/05/2023, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas para secar, lavar, apliar de alvejante e passar ferro em sua peça - Unsplash/Keagan Henman
Confira dicas para secar, lavar, apliar de alvejante e passar ferro em sua peça - Unsplash/Keagan Henman

Sabia que a etiqueta da roupa é importante pois pode te ajudar a preservar sua peça de algodão? Além de trazer informações sobre a lavagem, ela ainda mostra o que pode ou não fazer com a peça, como passar ou secar na máquina.

É necessário cuidar adequadamente das peças especiais, aquelas escolhidas no guarda-roupa, para aumentar a durabilidade. No entanto, isso nem sempre é feito da maneira correta, já que muitos consumidores não olham a etiqueta na hora da compra, até para saber qual foi a matéria-prima usada na composição e qual é a origem. 

A etiqueta funciona como uma espécie de “CPF da roupa”, pois lá estão informações preciosas. Saber interpretar os dados contidos nela pode te ajudar - e muito - na preservação das suas peças. Confira algumas dicas da Etiqueta Certa e do movimento Sou de Algodão para entender melhor o assunto: 

PROCURE PELA INFORMAÇÃO ‘100% ALGODÃO’

Se você comprou uma peça nacional e fabricada 100% em algodão, muito provavelmente vestirá um produto com a fibra produzida no Brasil, já que o volume cultivado no país é mais que suficiente para abastecer a indústria local. 

Além disso, podemos encontrar outros benefícios nele por ser uma matéria-prima natural, biodegradável e produzida com responsabilidade. Isso porque 86% da matéria-prima brasileira têm certificação socioambiental, com mais de 180 itens de verificação. O país é um dos poucos no mundo que têm toda a cadeia envolvida na jornada da roupa. 

SÍMBOLO DE PASSAR A FERRO

Com um ponto dentro, significa que a peça pode ser passada em temperatura de, no máximo, 110ºC. Com dois pontos, a temperatura deve ser até 150º. Já com três, deve-se passar a roupa em até 200ºC. Se tiver um X, significa que não pode usar o ferro. 

Lembre-se, ao usar uma temperatura superior ao indicado, as fibras ressecam e se tornam ásperas e, em alguns casos, o dano pode ser irreversível.

SÍMBOLO DE SECAGEM

As peças em algodão, quando possuem um ponto dentro desse símbolo, devem ir à máquina de secagem; quando há dois, podem ser levadas à secadora, mas é preciso usar a temperatura normal. Se tiver um X, não pode secar em máquina. 

Com um traço vertical, a secagem deve ser feita com a roupa pendurada. Se possuir dois traços verticais, deve ser pendurada, mas não se pode torcer. Com um traço horizontal, deve ser feita em um plano; e com dois, em um plano sem poder torcê-la. E, por fim, um traço diagonal na ponta superior esquerda – atribuído aos símbolos de secagem plana ou vertical – instrui que deve ser na sombra.

Etiqueta de roupa
Exemplo de etiqueta de roupa com os símbolos - Reprodução

SÍMBOLO DE ALVEJANTE

O triângulo representa o uso de alvejante: se a roupa em algodão for na cor branca, indica que pode usá-lo, caso seja necessário. Os traços diagonais permitem a utilização de branqueador com oxigênio, enquanto o X por cima proíbe a utilização de qualquer tipo de branqueador.

SÍMBOLO DE LAVAGEM

Em uma espécie de tina, sempre será acompanhado por um número que expressa a temperatura máxima da água em que a peça de algodão deve ser lavada, sem sofrer danos. 

Quando não possuir um traço embaixo, significa que a roupa pode ser lavada à máquina no ciclo normal; com um traço, deve ser em ciclo delicado; dois traços, lavagem em ciclo delicado e não pode ser torcida. O símbolo de uma mão dentro, quer dizer que deve ser apenas manual; e um X, identifica que não deve ser lavada à máquina.