AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / ORIENTAÇÃO SEXUAL

Demissexual? Entenda sobre a orientação de Iza e Giovanna Ewbank

Demissexualidade está relacionada ao nível de envolvimento emocional

Iza e Giovanna Ewbank declararam ser demissexuais - Instagram/@iza/@gioewbank
Iza e Giovanna Ewbank declararam ser demissexuais - Instagram/@iza/@gioewbank

Você certamente se deparou com a palavra 'demissexual' nas últimas semanas, certo? O termo veio à tona depois que famosas, como Iza e Giovanna Ewbank, se declararam demissexuais e passaram a defender essa bandeira.

No entanto, a demissexualidade é um conceito ainda desconhecido e relativamente novo, criado na última década, como explica o psiquiatra Eduardo Perin, especialista em Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex), para a AnaMaria Digital.

"São pessoas que necessitam ter um envolvimento afetivo pelo menos mínimo para que elas se sintam à vontade e desejem ter uma relação sexual. Eles não conseguem ter sexo, atração sexual e vontade de se relacionar sexualmente com uma pessoa sem nenhum envolvimento afetivo", diz o médico.

Foi o que Giovanna revelou em um dos episódios de seu podcast, o 'Quem Pode, Pod'. "Tem que ter sentimento para transar com a pessoa. Meu sonho era sair transando, curtindo e... aqui e ali e nossa! Foi ruim, foi bom. Não tenho muitas referências", revelou. Bruno Gagliasso, marido da apresentadora há 12 anos, só soube da orientação da esposa por causa da revelação dela no programa.

Para Iza também não é diferente. Ela contou que levou um tempo até entender a própria orientação sexual. “Demorei para ver que não tinha nada a ver com o boy, tinha a ver comigo. Eu tenho que admirar muito”, disse.

Apesar de não ter se declarado demissexual, Bruna Marquezine também já revelou que só tem relações sexuais quando está envolvida com a pessoa. "Entrei nessa onda de que eu nem curtia muito transar, e daí eu percebi um pouco depois que era exagero, que depende do parceiro, do momento que você está", afirmou. 

De acordo com Eduardo Perin, é necessário um contato prévio com a pessoa para desenvolver o desejo sexual. "Seja um jantar, um café ou eventualmente um envolvimento um pouco maior, como um namoro, para que eles se sintam à vontade para ter relações sexuais."

O psiquiatra ainda explica que um relacionamento pode ser formado por duas pessoas demissexuais. "Um casal pode ter dois demissexuais ou um sim e outro não. Pode ser das duas formas." 

OUTROS FAMOSOS

A lista de famosos que falaram abertamente sobre a demissexualidade não se resume a Giovanna e Iza. O influenciador Álvaro Xaro também admitiu, em entrevista, que conseguem contar nos dedos as pessoas com quem teve relações íntimas, destacando que prefere se envolver após uma conexão emocional.

Além dele, Victor Hugo, ex-participante do BBB 20, disse que precisar “estar apaixonado” por alguém para ter relações sexuais. Em um programa de TV, ele revelou que é demissexual e bissexual, ou seja, se interessa por homens e mulheres.