AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / Segurança

Levantamento mostra quais as senhas mais usadas na internet, confira se você utiliza alguma delas

Levantamento divulgado pelo NordPass informou quais são as senhas mais utilizadas no Brasil

Levantamento divulgado pelo NordPass informou quais são as senhas mais utilizadas na internet pelos brasileiros - Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Levantamento divulgado pelo NordPass informou quais são as senhas mais utilizadas na internet pelos brasileiros - Towfiqu barbhuiya/Unsplash

O levantamento divulgado pelo NordPass, site especializado em segurança de senhas de internet, informou quais são as senhas mais utilizadas em sites e aplicativos das redes sociais no Brasil. Veja se você utiliza alguma delas!

Se você é fã de futebol é melhor ficar atento. Isso porque, segundo o NordPass, no Brasil as senhas mais comuns são nomes de clubes de futebol. O primeiro a aparecer na lista é o Flamengo, que ficou em 19º lugar.

Mas, não para por aí: Os times são recorrentes, e o Palmeiras e o Santos também aparecem nesse ranking, em 53º e 51º, respectivamente.

Além disso, a palavra “tricolor” é bastante utilizada, aparecendo em 43º lugar. Vale destacar que, somente na Série A do Campeonato Brasileiro 2023, cinco são os times que recebem esse apelido, entre eles estão: São Paulo, Fluminense, Grêmio, Bahia e Fortaleza.

O futebol aparece em peso entre as senhas favoritas dos brasileiros. Seguindo na listagem, “saopaulo”, sem acentos e espaços, é a 109ª palavra mais utilizada. Ainda constam Cruzeiro (121º), Grêmio (162º), Botafogo (170º) e Corinthians (173º), dentre outros clubes.

Para chegar nessa lista, o levantamento considerou os vazamentos mais recentes dos aplicativos em violação de senhas na internet, que teve mais de 3 terabytes de dados analisados.

IMPORTANTE ESTAR ATENTO

Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a vida online também faz parte do dia a dia dos pequenos. Por isso, é importante estar atento as questões de segurança no ambiente virtual. Priscila Correia, do Aventuras Maternas, colunista de AnaMaria Digital, escreveu sobre essa questão.

Um estudo conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apontou que 93% das crianças e adolescentes do país entre 9 e 17 anos são usuárias de internet, o que corresponde a cerca de 22,3 milhões de pessoas conectadas nessa faixa etária.

Segundo Priscila, esses dados evidenciam o que muitas famílias já percebem no dia a dia: seus filhos estão conectados demais e, em muitos casos, sem que os pais e responsáveis sequer saibam o que os filhos estão fazendo quando estão na rede.

Para ela, a pesquisa reforça, inclusive, a importância dos adultos estarem atentos às atividades online de seus filhos, estabelecendo regras claras para o uso da internet e monitorando o acesso e o comportamento das crianças e adolescentes. Ela ressalta, ainda, que o acesso precoce às redes sem o devido acompanhamento pode expor os mais jovens à riscos como bullying virtual, exposição a conteúdos inapropriados, contato com estranhos, entre outros perigos.

A colunista também defende que, além da família, escolas e instituições públicas precisam estar preparadas para orientar e educar jovens sobre a segurança na internet. Confira a coluna completa aqui