AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / DE OLHO NOS OLHINHOS

Tiago Leifert e Daiana Garbin lançam segunda campanha sobre o câncer da filha

Daiana Garbin e Tiago Leifert promovem a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” em São Paulo

Redação Publicado em 15/09/2023, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daiana Garbin e Tiago Leifert são pais de Lua, que recebeu o diagnóstico de retinoblastoma - Foto: Danilo Borges
Daiana Garbin e Tiago Leifert são pais de Lua, que recebeu o diagnóstico de retinoblastoma - Foto: Danilo Borges

Daiana Garbin e Tiago Leifert são ávidos militantes pela prevenção ao retinoblastoma, tumor ocular que acomete sua primogênita, Lua, de três anos. Por isso, o casal está lançando a 2ª edição da campanha de conscientização à doença, 'De Olho Nos Olhinhos'.

A filha do casal foi diagnosticada com o tumor ocular - que acomete crianças entre 0 e 5 anos - aos 11 meses e ainda está em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou o casal a criar a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.

O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, das 10h às 22h, e será sediado em nove shoppings diferentes: Eldorado e Shopping Taboão em São Paulo; Via Parque no Rio de Janeiro; Boulevard BH em Belo Horizonte; Shopping da Bahia em Salvador; Shopping Passeio das Águas em Goiânia; Shopping Curitiba; Manauara Shopping em Manaus e Boulevard Belém no Pará.

O evento contará com atividades para crianças, totem para fotos e muita informação em forma de palestras com especialistas. O casal de famosos estará presencialmente no sábado (16) no Shopping Taboão e no Eldorado, além da presença de médicos e outros profissionais da saúde.

A DESCOBERTA DA DOENÇA

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma em janeiro de 2022, quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família Leifert no Instagram comoveu milhões de brasileiros. 

“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirmou Tiago.

PREVENÇÃO DO RETINOBLASTOMA

Sobre sintomas, Daiana Garbin alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. 

No Hospital do GRAACC, há de 12 a 15% de retinoblastoma extraocular - o tumor no nível considerado avançado. A Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC explica: "Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura".

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Para Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade. É preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas.

“Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e permite que doenças oculares não sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância”, alerta o profissional.

Já na visão de Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os olhos são uma janela para o mundo, influenciando o desenvolvimento cognitivo e emocional. “Durante as consultas de puericultura, a saúde ocular deve ser uma das mais importantes prioridades. Problemas não diagnosticados precocemente podem afetar o crescimento saudável e, por isso, a SBP apoia esta iniciativa, reforçando a importância de cuidados precoces e contínuos com a visão de nossas crianças”.