AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Exclusivas / EXCLUSIVA

Zefa em 'Pantanal', Paula Barbosa relata abuso médico durante a gravidez: "Custei a acreditar"

Paula Barbosa expôs uma situação em que foi enganada pelo ginecologista há seis ano

Gabriela Antualpa e Isabella Placeres Publicado em 17/05/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Barbosa conquistou o coração do Brasil ao interpretar Zefa no remake de 'Pantanal' - Foto: Priscila Prade e Instagram/@paulabarbosa
Paulo Barbosa conquistou o coração do Brasil ao interpretar Zefa no remake de 'Pantanal' - Foto: Priscila Prade e Instagram/@paulabarbosa

Paula Barbosa já deu vida à personagens memoráveis: em 'Meu Pedacinho de Chão' (2014), foi Regina. Em 2022, interpretou a fofoqueira Zefa no remake de 'Pantanal'. Apesar disso, foi por trás das câmeras que a artista enfrentou seu maior desafio: a maternidade. 

Em entrevista exclusiva com o AnaMaria Digital, a mãe de Daniel desabafa sobre os perrengues pelos quais passou durante a gestação e as lições que aprendeu nestes seis anos de seu herdeiro.

ABUSO MÉDICO

Durante a gravidez, a famosa de 36 anos passou por uma situação para lá de desconfortável. Ao fazer mudanças em sua equipe médica após ter optado por um parto humanizado, a atriz afirma ter sido enganada pelo ginecologista que, até então, se mostrava de confiança.

"Numa última consulta, fui comunicá-lo da minha decisão. Ao final, saí de lá com um pedido de internação para a manhã seguinte, pois eu estaria com um problema e o bebê corria riscos", conta. O profissional, na ocasião, pediu para ela fazer uma cerclagem, procedimento cirúrgico que “costura” o colo do útero e evita um possível parto prematuro.

Mesmo confiando nele de olhos fechados, ela diz ter sentido algo errado no diagnóstico. "Fiquei apavorada, e corri para consultar com outros médicos. Todos me disseram que eu não tinha nada, e que minha gravidez estava perfeita. Percebi que ele fez assim para não me perder como paciente. Isso foi muito difícil e custei acreditar", lamenta. 

Ao se deparar com esta situação, Barbosa preferiu ser acompanhada por um médico familiar tradicional em vez de arriscar com profissionais que também seguissem na vertente humanizada: "Como fiquei com bastante medo, não tive confiança de começar algo tão novo e que não conhecia profundamente, no meio desse turbilhão."

A fala errônea do clínico abalou o estado emocional da atriz. "Imagina a minha expectativa para ver meu filho nascer saudável, mas não ter certeza que tinha feito a coisa certa indo contra a opinião do médico que eu mais confiava?", pontua.

AMAMENTAÇÃO

Quando Daniel nasceu, médicos o colocaram em uma incubadora sem ao menos explicarem a situação à mãe. Paula afirma que ela e o marido, Diego Dalia, 'enlouqueceram' por não entenderem o motivo do tratamento. "Só me falaram porque eu questionei. [Meu marido] tinha deixado nosso filho em perfeito estado quando subiu. Ele desceu na enfermagem, fez um escândalo e, sem explicações, subiram ele. Não entendemos nada! Nosso filho estava ótimo", afirma.

A intérprete de Zefa não conseguiu amamentar Daniel e, segundo ela, a dificuldade de alimentar o bebê foi causada por traumas emocionais. "Passei por todo tipo de violência psicológica no momento em que estava mais vulnerável. Com certeza, tudo isso contribuiu para minha dificuldade de amamentar. Em uma semana em casa, ele emagreceu bem mais do que o previsto. Por um mês insisti, mas no final cedi a mamadeira", admite.

Quando voltou da maternidade, ela também foi afetada pelo 'baby blues', tristeza puerperal comum entre mães de todas as idades. "A queda brusca dos hormônios me deixou muito instável, e foi mais uma coisa que me apavorou. Pensei que eu pudesse ter depressão pós-parto - até porque eu faço tratamento psiquiátrico há muitos anos por conta da ansiedade - mas foi falta de conhecimento. Sofri bastante mas também aprendi muito", conta.

A JORNADA MATERNAL

Paula admite que fez o melhor que pôde, e que está longe de buscar ser perfeita a todo momento. "A gente não quer errar, mas a verdade é que erramos o tempo todo querendo acertar. Não existe manual. Cada mulher passa por uma experiência única. Por mais que eu recebesse conselhos e dicas, nem sempre funcionavam para o que eu estava passando", explica.

Ela também salienta a importância do companheiro nesta trajetória familiar: "O Diego, além de ter se mostrado um pai incrível, foi muito parceiro. Ficou do meu lado o tempo todo me dando apoio e força para passarmos juntos por tudo".

Falando dos desafios como mãe de primeira viagem, ela finaliza: "Tudo o que vivo com o meu filho, vivo pela primeira vez. Aprendi a manter a calma e a pesquisar bastante sobre todas as fases. Sempre que aparece uma novidade que é mais difícil de lidar, leio bastante ou me consulto com profissionais para tentar passar por aquilo da melhor forma possível. Nem sempre é fácil, mas é sempre uma delícia. Amo ser mãe!".