AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Streaming / Sucesso

História de Destinos à Deriva, filme da Netflix, aconteceu na vida real?

Original da Netflix, Destinos à Deriva está entre os filmes mais assistidos da plataforma de streaming

Vivian Ortiz

por Vivian Ortiz

vortiz_colab@caras.com.br

Publicado em 06/10/2023, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Destinos à Deriva, sucesso na Netflix. - Divulgação/Netflix
Cena do filme Destinos à Deriva, sucesso na Netflix. - Divulgação/Netflix

Mia e o marido, Nico, vivem em um país totalitário, que está matando mães e crianças por conta de uma grave escassez de comida. Com ela em avançado estado de gravidez, os dois decidem tentar fugir daquele pesadelo. A jornada em busca de uma nova realidade é o enredo inicial de Destinos à Deriva, novo filme da Netflix. Mas será que a história aconteceu na vida real?

Durante o processo de fuga, eles pagam para viajarem escondidos em um contêiner. Mia, contudo, acaba separada do companheiro durante uma confusão e precisa lutar para sobreviver. Completamente sozinha após um acontecimento chocante, ela quase morre durante uma violenta tempestade, que atira o contêiner em que estava dentro do mar. À deriva no oceano, ela precisa salvar sua filha - que ainda está na barriga -  e reencontrar o seu marido. 

Esta é a sinopse do filme 'Destinos à Deriva', novo longa da plataforma de streaming Netflix. O filme fez tanto sucesso entre os brasilieros que ocupa o primeiro lugar entre os mais assistidos no país, com uma produção que chama a atenção dos assinantes por sua história eletrizante.  

"Esse é o melhor filme de todos que falam sobre sobrevivência, eu dou a nota máxima para esse!!! Simplesmente inacreditável oq essa mulher fez, eu passei um sufoco, mas que experiência.. Recomendo demais", escreveu uma internauta no X, antigo Twitter. "Que filmão, quem aí tiver nada para ver assiste Destinos À Deriva na Netflix, muito bom", comentou outro usuário. 

MAS ESSA HISTÓRIA É REAL?

Com tantas produções baseadas em história real, muitos espectadores questionam se o filme é realmente baseado na história de alguém real. A gente já adianta: embora seja baseado na triste saga que muitos imigrantes passam atualmente, o longa em questão não é baseado em uma história real. 

Conforme o site The Cinemaholic, a história do filme, na realidade, se baseia na criatividade de Indiana Lista. Trata-se da pessoa que escreveu o roteiro em colaboração com Ernest Riera, Miguel Ruz, Seanne Winslow e Teresa Rosendoy

Em entrevistas durante a divulgação, Albert Pintó, diretor do filme, revelou que Lista conhecia histórias de imigrantes mexicanos que tentaram atravessar a fronteira de maneira semelhante a protagonista do filme. Desta forma, essas histórias reais teriam inspirado de maneira parcial o roteiro.

Pintó revelou ainda que que os roteiristas do filme pesquisaram as rotas de tráfico de pessoas presente na Guatemala, El Salvador, Nicarágua e Honduras. As histórias de naufrágios ocorridos na Espanha também inspiraram o filme.

Ou seja: embora seja inspirado brevemente em histórias reais, o filme sobre a mulher grávida perdida no oceano não passa de uma ficção.