AnaMaria
Mágicas na Cozinha / UTENSÍLIOS

Óleo no macarrão? Descubra os mitos mais comuns na cozinha

Chef de cozinha ajuda a desvendar alguns ditos populares

Da Redação Publicado em 24/05/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

Para cozinhar o macarrão, basta água bem salgada - Banco de Imagem/Pixabay
Para cozinhar o macarrão, basta água bem salgada - Banco de Imagem/Pixabay

Você já deve ter ouvido que se deve colocar óleo para cozinhar o macarrão, ou até mesmo que as panelas de inox fazem a comida grudar e queimar. Esses são exemplos de mitos comuns na cozinha, alguns passados de geração em geração. 

Para você não se preocupar com essas especulações, nem cometer gafes ao cozinhar, o Chef da Tramontina, Elzio Callefi conversa com AnaMaria Digital e desvenda os mitos mais comuns.

AÇÚCAR NO MOLHO DE TOMATE TIRA A ACIDEZ DO MOLHO
Não tira a acidez. Açúcar no molho de tomate só o torna mais doce, gerando uma percepção de que o molho não está ácido, ou seja, o açúcar mascara a acidez. Os tomates no Brasil costumam ser mais ácidos que os tomates italianos, essa variação pode ocorrer pelo tipo de solo e clima.

LAVAR A FACA EM ÁGUA QUENTE ESTRAGA O CORTE
Mito! O que estraga a faca é utilizá-la para cortes em superfícies muito duras, como tábuas de vidro e pias, essas superfícies desgastam o fio da faca. O ideal é sempre utilizar tábuas plásticas ou de madeira. Sobre a água quente, é a aliada certa para a limpeza dos utensílios de cozinha. Em uma temperatura acima de 80ºC, é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas, garantindo a conservação e brilho. 

COLOCAR ÓLEO NA ÁGUA DO MACARRÃO FAZ COM QUE ELE NÃO GRUDE
Isso só faz com que a massa fique mais gordurosa e, por vezes, até dificulta que o molho se fixe melhor. Para cozinhar o macarrão, basta água bem salgada. Um litro de água para cada 100g de massa e uma colher de chá rasa de sal.

REVESTIMENTO ANTIADERENTE FAZ MAL À SAÚDE
O revestimento antiaderente não causa nenhum dano à saúde. O antiaderente só pode liberar alguns gases tóxicos se exposto a temperaturas acima de 380ºC, o que não é possível em uma cozinha doméstica.

FORNO A GÁS É MELHOR QUE ELÉTRICO
Pelo contrário, o forno elétrico é melhor e mais seguro que o forno a gás. Além de ser mais rápido e econômico, ele garante um cozimento uniforme. O forno elétrico é, portanto, mais eficiente. 

PANELA DE INOX GRUDA E QUEIMA A COMIDA
A panela inox não gruda, nem queima a comida. O que normalmente acontece é que as pessoas têm a mania de cozinhar em fogo alto, e o fogo alto faz com que você estrague muitas preparações. O ideal para se trabalhar na panela de aço inox é fogo médio ou baixo, assim nenhum alimento vai grudar ou queimar.

COZINHAR ARROZ COM A PANELA SEMIABERTA AJUDA A DEIXAR O ARROZ SOLTINHO
Não existe essa relação direta. O que define se o arroz vai ficar soltinho ou empapado é a quantidade de água. O ideal seria, para cada xícara de arroz, duas de água. 

COOKTOP POR INDUÇÃO GASTA MAIS ENERGIA QUE OS DEMAIS
Muito pelo contrário! A tecnologia por indução prova ser mais eficiente e segura que as demais fontes de energia para cozinhar. Isso devido ao alto desempenho ao aquecer uma panela, diminuindo desta forma o tempo de preparo e consequentemente a economia de energia. São necessários apenas 7 minutos para ferver 2 litros de água na tecnologia por indução, enquanto que em outras fontes de calor, este tempo pode chegar até 14 minutos.