AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Moda

Jeans plus size: dicas para escolher e onde comprar peças

Com o crescimento do mercado plus size, cada vez mais marcas identificam essa necessidade

*Dani Rudz, colunista de AnaMaria Publicado em 19/02/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeans plus size: dicas para escolher e onde comprar peças - Arquivo Pessoal
Jeans plus size: dicas para escolher e onde comprar peças - Arquivo Pessoal

Toda mulher plus size já teve dificuldade em encontrar peças de vestuário em jeans ou ainda não encontrou uma peça que vista bem. A cintura fica baixa, a cava é curta, as pernas ficam justas e a variedade de modelos é escassa. 
Isso ocorre porque a indústria tem dificuldade em fazer um bom jeans plus size. 

Durante o processo de produção, existe uma técnica de lavagem para que a peça desbote até chegar à cor desejada e isso faz com que o jeans encolha. Esse processo de encolhimento, entre outras questões, dificulta a confecção de peças em tamanhos grandes. 


Imagem: Guia Jeans Wear

É comum encontramos calças tipo boyfriend (estilo masculino), que mais parecem uma skinny (bem ajustada ao corpo). O mom jeans (cintura alta e modelagem reta) é difícil de achar, o jeans clochard (cintura alta e larga nos quadris) não tem em tamanhos maiores e os shorts deixam a desejar com o caimento, principalmente na largura das coxas. O que mais se encontra são os modelos skinny, reto (corte simples) e flare (versão moderna da boca de sino).


Imagem: Instagram (@marianacyrne | @manuhrubi | @megamahluu)

Com o crescimento do mercado plus size, cada vez mais marcas identificam a necessidade do público grande usar peças que mulheres de manequim menores já tem em sua rotina. Um exemplo recente disso é o sucesso deste verão: o short godê (cintura alta e pernas largas, como uma saia). Uma das poucas peças que surgiu na moda regular com grande aceitação, e que rapidamente caiu nas graças da moda plus size, algo que nem sempre acontece. Bingo para quem teve essa rápida percepção!


Imagem: Instagram (@laylabrigido | @carla_mortiz | @deborafernandesplus)

A questão é que temos mulheres que vestem manequins maiores que o 44 ávidas por peças jeans, mas que não encontram algo com bom caimento ou sequer encontram peças que as atendam. As mulheres que vestem a partir do manequim 52 tem mais dificuldade ainda, porque as peças são escassas e sem informação de moda em sua maioria. Atualmente, ainda temos muito mais do mesmo. 

E se posso deixar aqui algumas dicas de especialista para produtores e fabricantes é:
    • entenda que você que faz moda plus size, faz moda. Pesquise tendências, crie, ouse, use a criatividade para trazer prazer ao vestir e ao olhar da mulher que veste tamanhos maiores;
    • crie peças jeans e não se acanhe em fazer emendas, misturar texturas e diferentes lavagens. Assim você ganha maleabilidade para o corte e caimento das peças;
    • pesquise o corpo de quem vai vestir e pense também em conforto;
Trouxe aqui algumas marcas que já estão inovando no mercado plus size de jeans e alguns de seus modelos pra que vocês conheçam:

Clamarroca
É a pioneira e uma das queridinhas da moda plus size. Ela tem vários tipos de fibras nos jeans, com mais ou menos elastano, aplicando notas de conforto para as peças. Quanto mais fibra elástica, maior é o conforto. E isso pra mim é um dos pontos altos da marca.


Imagem: Instagram (@clamarrocaplus)

Izzat
Atacadista que fornece para todo Brasil e atende do 36 ao 56. É uma marca menos básica e traz um pouco mais de informação de moda nas peças.


Imagem: Instagram (@izzatjeans)

Tintoria
É a queridinha das peças jovens e modernas.


Imagem: Instagram (@tintoriajeans)

787 Shirts
Essa marca não é focada em jeans, mas possui peças que respeitam as curvas da mulher e, logo, é a favorita de muitas.


Imagem: Instagram (@787shirts)

Xtra Charmy
Mais tradicional, a Xtra Charmy traz opções interessantes, como a calça que vem com uma cinta para quem gosta de modelar o corpo!


Imagem: Instagram (@xtracharmy)

Com o histórico dessas marcas é possível perceber que os produtores e designers não podem ter medo de arriscar ou inovar, precisando compreender que existe uma gama de mulheres loucas para se jogar no jeans dos seus sonhos. Sairão na frente aqueles que souberem atender esse público com qualidade e, claro, variedade de tamanhos e modelos.

E, para as mulheres 44+, eu imploro: não deixem de usar nada e exijam o seu espaço no mercado. Inspirem-se em mulheres reais e sejam as fashionistas da sua realidade! 


Imagem: Instagram (@ritacarreiraa | @manuhrubi |@carla_mortiz)

DANI RUDZ é especialista em mercado plus size, criadora de conteúdo, consultora, empresária e executiva. Na Revista Ana Maria fala sobre moda, autoestima e tudo sobre o universo plus size. Instagram: @danirudz